ALAGOAS – Conferência em Maceió discute o futuro do Sistema Único de Assistência Social, com destaque para a redução das diferenças sociais e o aumento do investimento no SUAS

A cidade de Maceió sediou a abertura da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social nesta terça-feira (03). O evento, que acontece no Hotel Ritz Lagoa da Anta, reuniu representantes de cerca de 100 municípios alagoanos e tem como tema central a discussão sobre o futuro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Organizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas, com apoio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), a conferência tem duração de dois dias e tem como objetivo deliberar propostas para a próxima Conferência Nacional de Assistência Social, que ocorrerá em Brasília no mês de dezembro.

Durante a abertura do evento, o vice-governador Ronaldo Lessa destacou a importância de reduzir as diferenças sociais e ressaltou o papel fundamental do SUAS na promoção da inclusão social. Lessa afirmou que os representantes presentes no evento são responsáveis por desenvolver políticas públicas e ressaltou que é necessário ouvi-los e contar com sua opinião para a construção de um país mais justo e digno.

O tema da conferência, intitulado “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, proporcionou um espaço para a reflexão crítica sobre a política de assistência social em Alagoas. Durante o evento, estão sendo debatidos cinco eixos temáticos, como financiamento, controle social, articulação entre segmentos da sociedade civil, serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda.

A secretária de Estado de Assistência Social, Katia Born, também marcou presença na conferência e falou sobre os desafios enfrentados pelo setor, como o alto número de pessoas registradas no Cadastro Único e beneficiárias do Bolsa Família. Ela defendeu a inclusão do SUAS no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a aprovação de um projeto de lei que destine 1% do Orçamento para a assistência social, assim como já ocorre com o SUS e a Educação.

O encontro contou com a presença de representantes de diversos setores da sociedade, incluindo a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Daniella Gazzaneo, e a consultora e ex-ministra do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes. A participação de todos reforça o compromisso de Alagoas em transformar o Sistema Único de Assistência Social para proporcionar uma vida digna a todos os alagoanos e brasileiros.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo