ALAGOAS – “Circuito Leiteiro Alagoano: Evento reúne mais de 480 animais e impulsiona negócios e tecnologias na agricultura familiar”

Circuito Leiteiro Alagoano: uma grande vitrine do rebanho de agricultores familiares este ano

O Circuito Leiteiro Alagoano se destacou como uma das estratégias de incentivo e valorização da atividade leiteira em 2023, promovido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária. Ao longo do ano, 25 eventos reuniram 481 animais entre bovinos e caprinos, envolvendo mais de 2.700 produtores rurais, competidores, expositores e ouvintes nas palestras.

Os torneios leiteiros, chancelados pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), percorreram diversas regiões do estado, passando pelas cidades do Vale do Paraíba, Zona da Mata, Agreste, Bacia Leiteira, Médio e Alto Sertão, envolvendo também participantes de outras unidades federativas, que se reuniram para conferir a produção dos animais e estimular negócios e troca de tecnologias.

A cadeia produtiva do leite é a segunda maior atividade agropecuária em Alagoas, representando uma parcela significativa da economia local. Para impulsionar esse setor, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) investiu cerca de R$550 mil, principalmente voltado para os agricultores familiares, visando melhorar a genética do rebanho.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Ademilson Neris, os torneios se tornaram uma vitrine do gado alagoano, atraindo visitantes de outros estados. Além disso, as competições nas categorias vacas adultas e jovens, e cabras adultas e jovens, proporcionaram uma média de produção leiteira de 33,01 kg de leite por dia entre as vacas adultas e 4,41 kg/leite por dia das cabras adultas.

Os vencedores foram reconhecidos pelas suas excelentes performances, como a vaca Cristal, que se consagrou campeã na categoria vaca adulta, com uma produção de 70,30 kg de leite/dia, e a cabra Nuvem Branca, vencedora na categoria cabra adulta, com a impressionante média de 8,51 kg de leite/dia.

Além de apresentar a genética leiteira da agricultura familiar, o Circuito Leiteiro Alagoano serviu como uma oportunidade para a troca de tecnologias, encontros entre produtores e palestras técnicas sobre conforto, manejo e sanidade animal. A iniciativa também impulsionou o comércio local, destacando a importância do setor leiteiro para a economia de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo