Alagoas: Certificação e a Declaração Parcial de Proficiência Encceja 2023 disponíveis para os aprovados, saiba como solicitar.

Após a divulgação, na última sexta-feira (22), dos resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) emitiu um comunicado informando aos participantes aprovados em Alagoas que já podem solicitar seu Certificado ou a Declaração Parcial de Proficiência através do e-mail disponibilizado.

De acordo com dados da Gerência Especial de Inspeção do Sistema Estadual de Ensino (Geise) da Seduc, para requerer a certificação, os candidatos aprovados devem anexar ao e-mail os seguintes documentos: Boletim de desempenho individual do Encceja, documento de identificação com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho) e Cadastro de Pessoa Física – CPF.

O prazo para disponibilização do Certificado ou Declaração Parcial de Proficiência é de até 45 dias úteis, contados a partir da data de envio do e-mail. A entrega é feita exclusivamente de forma presencial, de acordo com a data de solicitação.

Os candidatos aprovados devem alcançar, no mínimo, 100 pontos nas áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Redação, com a pontuação mínima de 5 pontos apenas nesta última área, para requerer o certificado.

Após os 45 dias, os interessados devem buscar o certificado ou a declaração na recepção da Seduc, 1º andar do Shopping Cidade, na Avenida Fernandes Lima, Farol, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quem for do interior terá a opção de buscar o documento na Gerência Especial de Educação mais próxima da sua casa, desde que informe, no ato de solicitação, qual é a sua Gerência Especial de Educação (GEE) e que deseja retirar o documento naquele endereço.

Os interessados que ainda não acessaram suas notas devem fazê-lo através do Sistema Encceja, disponível para residentes no Brasil. Os gabaritos podem ser acessados através do link fornecido.

A gerência responsável informou que, em Alagoas, foram contabilizadas 10.832 inscrições no total, incluindo pessoas privadas de liberdade (PPL), sendo 8.874 para nível médio e 1.958 para o fundamental. Destes, 880 candidatos foram aprovados para o nível médio e 162 para o fundamental e não foi registrada inscrição para candidatos do exterior.

Rafaela Andrade, inspetora educacional e técnica responsável pela Certificação ENCCEJA na Seduc -AL, explicou que “esses são os dados dos candidatos referentes ao Encceja 2023, número de inscritos e aprovados. Dentro dos inscritos também estão aqueles que obtiveram aquele aproveitamento das notas de outras edições anteriores, além dos ausentes e aqueles que conseguiram apenas a pontuação parcial”.

Criado em 2002, o Encceja é uma porta aberta a milhares de jovens e adultos fora da idade escolar e interessados em voltar às salas de aulas. A participação é voluntária e gratuita. As provas avaliam competências, habilidade e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo