ALAGOAS – “Caps Casa Verde celebra 28 anos de atividades como referência em saúde mental e cuidado em liberdade”

Na última quinta-feira, dia 29 de fevereiro de 2024, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Casa Verde, localizado em Alagoas, celebrou seus 28 anos de atividades. A unidade, vinculada ao Hospital Escola Portugal Ramalho, é considerada uma das mais importantes na assistência em saúde mental no estado e pioneira no cuidado em liberdade.

Desde sua criação em 1996, o Caps Casa Verde tem sido referência na formação de profissionais em saúde mental, contribuindo não apenas para a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), mas também para outras instituições de ensino. Com um patrimônio artístico, humano e cultural, o centro evidencia a riqueza e as possibilidades de inserção social das pessoas em sofrimento mental.

Ao longo de sua história, o Caps Casa Verde passou por mudanças em sua estrutura física, sendo transferido para diferentes locais até se estabelecer no bairro da Pitanguinha em 2020. Atualmente, a unidade atende cerca de 700 usuários, proporcionando atendimento de forma interdisciplinar.

A coordenadora do Caps Casa Verde, Aureana Lavenere, destaca a importância da equipe multiprofissional que interage no atendimento aos usuários, buscando aprimorar e reorientar os serviços oferecidos. A unidade busca a habilitação, já aprovada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB-AL) e com verbas antecipatórias do Ministério da Saúde para adequações físicas.

Para os usuários do Caps Casa Verde, o serviço proporciona um ambiente terapêutico que evita internamentos e promove a autonomia de vida. As comemorações pelos 28 anos da unidade foram realizadas na sede da unidade, envolvendo atividades interdisciplinares e reflexões sobre a importância do cuidado em saúde mental.

O Caps Casa Verde segue seu trabalho em prol da saúde mental, buscando sempre oferecer um atendimento humanizado e de qualidade para a população assistida.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo