ALAGOAS – “Candidatos aprovados no Encceja já podem solicitar certificação ou declaração parcial de proficiência à Seduc de Alagoas”

Candidatos aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já podem solicitar certificação ou declaração parcial de proficiência à Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Após a divulgação dos resultados individuais pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os participantes alagoanos aprovados no exame de 2023 podem realizar a solicitação por meio do e-mail certificacao@educ.al.gov.br.

De acordo com informações da Gerência Especial de Inspeção do Sistema Estadual de Ensino (Geise) da Seduc, ao requerer a certificação, o candidato deverá anexar os seguintes documentos: boletim de desempenho individual do Encceja, documento de identificação com foto (RG, CNH ou Carteira de trabalho) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). O prazo para disponibilização do Certificado ou Declaração Parcial de Proficiência é de até 45 dias úteis, a contar a partir da data de envio do e-mail. A entrega é feita exclusivamente de forma presencial, de acordo com a data de solicitação.

Para requerer o certificado, o candidato precisará alcançar, no mínimo, 100 pontos das áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Redação. Apenas na última área é necessária a pontuação mínima de 5 pontos.

Passados os 45 dias da solicitação, os interessados devem buscar seu certificado ou declaração de proficiência na recepção da Seduc, 1º andar do Shopping Cidade, na Avenida Fernandes Lima, Farol, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Além disso, aqueles que ainda não acessaram as suas notas, as mesmas estão disponíveis no Sistema Encceja, tanto para residentes no Brasil. Os gabaritos podem ser acessados pelo link disponibilizado. Em Alagoas, foram contabilizadas 10.832 inscrições no total, incluindo pessoas privadas de liberdade (PPL), sendo 8.874 para nível médio e 1.958 para o fundamental. Destes, conseguiram aprovação 880 para o médio e 162 no fundamental. Não foi registrada inscrição para candidatos do exterior.

Rafaela Andrade, inspetora educacional e técnica responsável pela Certificação ENCCEJA na Seduc -AL, explicou que os dados incluem os inscritos que obtiveram aproveitamento das notas de outras edições anteriores, além dos ausentes e aqueles que conseguiram apenas a pontuação parcial. O Encceja é uma oportunidade para jovens e adultos que buscam a certificação do Ensino Fundamental ou Médio e é uma porta aberta a milhares de pessoas fora da idade escolar e interessadas em retornar às salas de aulas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo