ALAGOAS – Arsal e Secretaria da Cidadania esclarecem direitos do Cartão da Pessoa Idosa em ação de panfletagem no terminal rodoviário.

No dia 29 de fevereiro de 2024, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) juntamente com a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) realizaram uma importante ação de conscientização no Terminal Rodoviário João Paulo II. O objetivo da panfletagem era esclarecer os direitos e deveres dos portadores do Cartão da Pessoa Idosa, um documento que garante benefícios aos idosos.

Durante a atividade, técnicos abordaram os transportadores para explicar a validade do Cartão da Pessoa Idosa, assegurada por um decreto estadual de 2014. Este benefício é destinado a pessoas com mais de 60 anos e renda per capita de até dois salários mínimos. Além disso, os portadores do cartão têm direito a dois assentos reservados nos ônibus, e em caso de mais de dois passageiros, o terceiro recebe 50% de desconto na passagem.

A ação também teve como objetivo alertar os transportadores sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, que proíbe qualquer tipo de discriminação e prevê punições para quem desrespeitar os direitos dos idosos. A presidente da Arsal, Camilla Ferraz, e a secretária da Secdef, Aline Rodrigues, estiveram presentes na panfletagem e conversaram com os profissionais do transporte coletivo.

Essa iniciativa visa garantir a inclusão social e o respeito aos direitos humanos dos idosos, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária para todos os cidadãos. Ações como essa demonstram a importância da informação e da educação para transformar a realidade e promover a dignidade e o bem-estar de todos os indivíduos, em especial daqueles que mais precisam de nossa atenção e cuidado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo