ALAGOAS – “Alagoas comemora 206 anos de inependência política com mais de 271 mil empresas registradas”

No último sábado (16), o estado de Alagoas completou 206 anos de emancipação política. E para celebrar essa data, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) divulgou os números empresariais do estado, com mais de 271 mil empresas registradas e ativas.

Os dados revelam que a maioria das empresas em Alagoas é formada por microempreendedores individuais (MEIs), representando 65,62% do total. Além disso, foram registrados 64.555 microempresas (MEs), 13.789 empresas de pequeno porte (EPPs) e 15.002 empreendimentos sem porte.

Em relação à natureza jurídica, o estudo aponta que existem 216.962 empresários individuais, 51.537 sociedades limitadas, 1.514 sociedades anônimas fechadas, 506 sociedades anônimas abertas e 366 cooperativas no estado.

Os municípios de Maceió, Arapiraca e Rio Largo são os que possuem o maior número de empresas registradas, com 129.074, 23.804 e 7.737 respectivamente. Entre as principais atividades econômicas, destacam-se o comércio varejista de artigos do vestuário, minimercados, mercearias e armazéns, cabeleireiros e manicure, lanchonetes, restaurantes, comércio varejista de bebidas, promoção de vendas, comércio varejista de materiais de construção em geral, comércio varejista de cosméticos e fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar.

Além disso, o estudo da Juceal também mostrou que existem 9.564 filiais com registro ativo em Alagoas, tanto de empresas sediadas no estado quanto de empresas alagoanas em outras unidades federativas do país. Maceió, Arapiraca e Rio Largo lideram o número de filiais no estado.

O presidente da Juceal, Ricardo Dória, ressaltou a importância do cadastro da junta comercial para entender a economia de Alagoas e facilitar a instalação de novos negócios. Ele também destacou o trabalho realizado pela Juceal em oferecer um serviço ágil e eficiente para os empreendedores no estado.

Essas informações são essenciais para entender o panorama empresarial de Alagoas e fornecer subsídios para o desenvolvimento econômico do estado. Para mais detalhes sobre o estudo, é possível acessar o site da Junta Comercial.

A Juceal é o órgão responsável pelos processos de abertura, alteração e baixa de negócios em Alagoas, além de ser a entidade administradora da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo