AL apresenta baixo estoque de testes para Covid-19

Com o aumento do número de casos e o agravamento da pandemia em Alagoas, o número de testes para Covid-19 oferecidos pelo Lacen alcançou um estoque preocupante. De acordo com a última atualização, o boletim apontava um estoque de apenas 2.210 testes RT-PCR e 11.495 testes rápidos. Apenas no último domingo (30), o estado estava com 18.335 casos em investigação laboratorial.

Mesmo com uma diminuição em relação a última semana, que foi de -5%, o boletim apontou um aumento no número de óbitos, que foi de 14%. No total, 126 pessoas morreram pela Covid-19 na última semana.

No total, 12 regiões sanitárias foram analisadas pelo Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 e em cinco delas, houve um aumento de casos e em sete, apresentaram aumento de Óbidos.

Maceió, que vinha apresentando quedas nos relatórios passados, apresentou um aumento tanto no número de casos quanto nos óbitos. Arapiraca e a 1ª Região Sanitária apresentaram 261 e 153 casos para cada 100 mil habitantes, respectivamente. Nas mortes, a 6ª e a 2ª Região Sanitária apresentaram aumento com 6,8 e 5,4 óbitos para cada 100 mil habitantes.

Foto: Rovena Rosa

Leitos de UTI

Atualmente, Alagoas está com 92% dos leitos de UTI ocupados. Na capital, 90% dos leitos estão ocupados, enquanto no interior, o índice chega a bater 94%.

O estado está na fase vermelha da pandemia e o governador Renan Filho (MDB), apresentou medidas mais restritivas na semana passada.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo