Agricultores de assentamento comercializam produtos sem agrotóxico

Produtos como inhame, macaxeira, tomate, cebolinha, alho poró, banana, laranja lima, alface e cenoura estavam à disposição do público

758af3e4a1bb0d29b422be1fe55f0a41_l

O consumo de alimentos saudáveis e livres do uso de agrotóxico teve mais um incentivo social na manhã desta terça-feira (1°), durante a realização da 1ª Feira Orgânica, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

A iniciativa partiu da própria secretaria numa parceria com os agricultores do assentamento Dom Hélder Câmara, localizado no município de Murici, na Zona da Mata alagoana. Produtos como inhame, macaxeira, tomate, cebolinha, alho poró, banana, laranja lima, alface e cenoura foram comercializados no estacionamento da secretaria.

A agricultora Rita Rosa faz questão de explicar que toda a produção, desde o plantio à colheita, passa por uma série de cuidados. Todo o trato até a comercialização fez com que o assentamento fosse beneficiado com o Certificado de Alimentos Orgânicos.

A feira atraiu moradores locais e servidores da própria Semarh e da Polícia Civil. É o caso de Tânia Pereira, moradora do bairro de Jacarecica, em Maceió, que tomou conhecimento da feira com a divulgação por meio da imprensa.

“Eu sou adepta de alimentos sem agrotóxicos e assim que soube da Feira Orgânica na secretaria de Meio Ambiente, fiz questão de não perder a oportunidade de reabastecer a minha geladeira com produtos livres do uso de agrotóxico”, disse a moradora com as sacolas repletas de inhame, macaxeira e alguns vegetais.

A gerente de Resíduos Sólidos da Semarh, Elaine Melo, uma das entusiastas da Feira Orgânica, destaca que ao incentivar o consumo de alimentos cultivados sem agrotóxico, a população contribui diretamente para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Já a secretária-executiva de Gestão Interna da Semarh, Michelle Beltrão, acompanhou a feira e garantiu que os agricultores do assentamento Dom Hélder Câmara estarão presentes na secretaria na primeira terça-feira de cada mês.

Débora Rosset – Agência AL

02/11/16

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo