Acidente em mina de carvão na China deixa 10 mortos e seis desaparecidos; investigações apontam para explosão de grisu.

Um trágico acidente em uma mina de carvão na província de Henan, no centro da China, resultou na morte de pelo menos 10 pessoas e deixou outras seis desaparecidas. O incidente aconteceu na sexta-feira, por volta das 14h55 no horário local, em Pingdingshan. As equipes de resgate estão realizando operações de busca para encontrar os desaparecidos.

De acordo com informações da imprensa estatal, as primeiras investigações apontam para uma explosão de grisu, que é um gás combustível formado pela mistura de outros gases, como a causa do acidente. Apesar de os níveis de segurança nas minas da China terem melhorado significativamente ao longo das últimas décadas, ainda ocorrem acidentes devido às dificuldades enfrentadas pelo setor e à falta de respeito pelas instruções de proteção. Dados oficiais indicam que, somente em 2022, 245 pessoas morreram em 168 acidentes em minas no país.

Este não é um incidente isolado. No mês passado, uma outra mina de carvão na província de Heilongjiang, no noroeste, registrou um acidente que resultou na morte de 12 pessoas. Além disso, em setembro, um incêndio em uma mina na província de Guizhou, no sudoeste, resultou na morte de pelo menos 16 pessoas. Em fevereiro, 53 pessoas perderam a vida devido ao colapso de uma mina de carvão a céu aberto no norte da Mongólia Interior.

É importante ressaltar que tais acidentes representam um grande perigo para os trabalhadores do setor de mineração e evidenciam a necessidade de um reforço nas medidas de segurança e proteção. As autoridades chinesas devem tomar medidas rigorosas para garantir a segurança dos trabalhadores e evitar que tragédias como esta voltem a ocorrer no futuro. A comunidade internacional também deve acompanhar de perto as investigações e a implementação de medidas preventivas para evitar novos acidentes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo