A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) dá início à 4ª edição do Curso de Operações de Inteligência.

Mais uma etapa de capacitação e aprimoramento teve início na Polícia Militar de Alagoas. Na manhã desta segunda-feira (21), a instituição realizou a aula inaugural do IV Curso de Operações de Inteligência (COI/2023). A turma é composta por 37 alunos, sendo 20 policiais militares alagoanos, entre eles cinco oficiais e 15 praças, além de representantes das polícias Civil e Penal, com três participantes cada. O grupo também conta com dois agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e um representante de cada uma das seguintes polícias militares coirmãs: Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Amapá, Mato Grosso, Paraíba, Sergipe, Bahia e Paraná.

A cerimônia de abertura aconteceu na Academia de Polícia Militar, no Trapiche da Barra, e contou com a presença do secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva. Em seu discurso, Saraiva ressaltou a importância da qualificação para a atividade profissional e destacou que a integração das forças de segurança na área da inteligência tem contribuído para a redução da criminalidade no estado.

O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim, também agradeceu o apoio da Secretaria de Segurança Pública e o empenho de todos os responsáveis pelo curso. Ele ressaltou a importância da atividade de inteligência não apenas para a instituição, mas também para a segurança pública como um todo.

O Curso de Operações de Inteligência (COI) possui carga horária de 102 horas-aula e é coordenado pela Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello. Seu objetivo é aprimorar o conhecimento dos alunos para o desenvolvimento de ações de serviço velado. O curso aborda tanto a teoria quanto a prática das principais ações de coleta e busca de dados, por meio do uso de técnicas operacionais.

As instruções do curso serão ministradas por profissionais de segurança pública com vasta experiência na área. Entre os conteúdos abordados, estão os fundamentos da atividade de inteligência, operações de inteligência, documentos, comunicação sigilosa, observação, memória e descrição, disfarces, entre outros.

O COI/2023 representa mais um passo para o aprimoramento das práticas de segurança pública em Alagoas e fortalece a parceria entre as diversas instituições de segurança do país, que enviaram representantes para participar do curso. A capacitação promete contribuir para a formação de profissionais cada vez mais preparados para lidar com os desafios da área de inteligência.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo