A Petro anuncia renegociação do acordo de livre comércio entre Colômbia e EUA, visando benefícios econômicos para ambas as partes.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou nesta quarta-feira que buscará renegociar o Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos, que é o principal destino das exportações colombianas. Durante uma reunião com produtores de café, Petro afirmou que o acordo, em vigor há 11 anos, proíbe o cultivo de variedades locais de milho.

“É proibido pelo tratado de livre comércio com os Estados Unidos (…) E quero anunciar publicamente que começará sua renegociação”, declarou Petro, sem fornecer mais detalhes sobre o assunto.

Essa declaração foi recebida com entusiasmo pelos agricultores presentes na reunião, que aconteceu no município de Pitalito, no sul do país. Durante a campanha presidencial de 2022, Petro, o primeiro presidente de esquerda da Colômbia, propôs modificar o TLC “para proteger a agricultura nacional” dos produtos americanos que chegam a preços muito baixos.

“Importamos quase todo o milho dos Estados Unidos e do Canadá. Se eu quisesse substituir esse milho pelo milho colombiano plantado, teríamos 1,2 milhão de empregos a mais, ou seja, riqueza”, explicou o presidente.

No entanto, há opositores que alertam que fazer alterações nos acordos comerciais para incluir novas tarifas sobre as importações poderia resultar em uma resposta semelhante do governo dos Estados Unidos e afetar a estabilidade econômica do país.

O TLC está em vigor desde 15 de maio de 2012 e tornou os Estados Unidos o principal comprador dos produtos e serviços exportados pela Colômbia, além de um dos maiores investidores no país, de acordo com dados do Ministério do Comércio colombiano. Em 2022, as exportações colombianas para os Estados Unidos somaram US$ 14,8 bilhões, principalmente em petróleo, carvão e outros produtos da mineração, conforme a Câmara de Comércio Colombo-Americana.

Petro ressaltou a intenção do governo colombiano de buscar diversificar a economia e sair da dependência da extração de recursos naturais, priorizando a produção e o trabalho. Atualmente, a Colômbia possui 16 acordos comerciais em vigor com 62 países.

Por fim, vale destacar que Petro se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pela primeira vez em meados de abril na Casa Branca. Esse encontro foi uma oportunidade para discutir diversas questões, incluindo a possível renegociação do TLC e o fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo