A Junior Achievement ajuda jovens a definirem seu futuro profissional em Alagoas, promovendo empreendedorismo e direcionamento de carreira

A Junior Achievement (JA) tem desempenhado um papel fundamental na vida de jovens brasileiros, principalmente aqueles que se deparam com a dificuldade de escolher uma profissão. Em Alagoas, a JA tem auxiliado os estudantes a definirem com firmeza o seu futuro, seja na escolha do curso universitário ou no incentivo ao empreendedorismo.

Com 18 anos de atuação no estado, a JA tem transformado a vida de muitos jovens, entre eles, a própria Diretora Executiva do projeto em Alagoas, Patrícia Macedo. Em 2005, Patrícia teve o seu primeiro contato com as ações da JA enquanto ainda era aluna de uma escola pública. A partir daí, ela absorveu conhecimentos que a ajudaram a conquistar o sucesso profissional.

Graças à participação no programa “Miniempresa”, que visa fomentar o empreendedorismo na juventude, Patrícia deixou o desejo de cursar Meteorologia de lado e optou pela Administração, ao mesmo tempo que começou a empreender.

“A JA foi crucial na minha vida profissional, ajudando na definição da minha carreira e me levando a descobrir o meu perfil profissional. Me tornei bacharel em Administração e atualmente tenho um ateliê de moda infantil personalizada, além de ser Diretora Executiva da JA Alagoas. Meu propósito é levar o empreendedorismo e o empoderamento econômico para o maior número de jovens possível, para que eles tenham a oportunidade de buscar um futuro mais próspero”, destacou Patrícia Macedo.

De acordo com dados coletados pela Universidade Positivo, pelo menos 30% dos jovens brasileiros sentem dificuldade em escolher uma profissão para seguir no futuro. A pesquisa também aponta que 46% dos estudantes do Ensino Médio escolhem um curso universitário na expectativa de conseguir um emprego ao concluir a graduação, enquanto 35% optam por um curso para realizar um objetivo pessoal. Ter um bom salário aparece em terceiro lugar, com 15% das respostas.

Patrícia Macedo recomenda que os jovens que não sabem qual caminho seguir profissionalmente façam testes vocacionais para descobrir quais carreiras se encaixam em seu perfil e que escolham fazer o que realmente gostam. Ela ressalta que encontrar felicidade no trabalho é um ganho para a qualidade de vida, e encoraja os jovens a correrem atrás de seus objetivos, serem proativos e buscarem conhecimento para alcançar resultados positivos.

A Junior Achievement está presente em mais de 100 países e atua no Brasil há 40 anos. Em Alagoas, a organização está presente desde 2005, oferecendo aprendizado prático e imersivo que contribui para a permanência dos jovens nas escolas. Através da metodologia “aprender-fazendo”, os alunos se tornam agentes ativos no processo de aprendizado, resultando em uma compreensão mais duradoura dos conteúdos relacionados à educação financeira, empreendedorismo, mercado de trabalho e cidadania.

As escolas interessadas em levar os projetos da JA para a sua unidade educacional podem entrar em contato pelo e-mail jaal@jaal.org.br ou pelos telefones 82 98882-2081 / 82 3223-8874. A organização agendará uma reunião para alinhar as ações a serem realizadas nas escolas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo