1º Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas reúne organizações para debater transição justa e inclusiva em São Paulo antes do encontro do G20.

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, São Paulo sediará o 1º Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas, um evento organizado por diversas organizações da sociedade civil brasileira. O objetivo deste fórum é estabelecer uma ligação entre a prosperidade econômica e uma transição justa e inclusiva em relação às mudanças climáticas.

O evento ocorre dias antes do encontro do G20, que também será realizado na capital paulista e contará com a presença de ministros de finanças e presidentes de bancos centrais das maiores economias do mundo. O G20 representa 85% do PIB global e é responsável por mais de 80% das emissões relacionadas ao setor energético.

O 1º Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas foi lançado durante a COP28 em Dubai, em parceria com o Ministério da Fazenda. Ele reunirá diversos setores, como o privado nacional e internacional, coalizões empresariais, academia, sociedade civil, filantropia, e organismos multilaterais econômicos e de financiamento. O objetivo é discutir o financiamento climático internacional, com enfoque em temas como reindustrialização verde, transição energética e fomento à bioeconomia.

Com uma programação presencial e online, o fórum pretende debater modelos financeiros para a transformação ecológica do Brasil, mecanismos para impulsionar investimentos verdes na Amazônia e oportunidades para ampliar o financiamento de soluções baseadas na natureza. Também está previsto um workshop de capacitação em financiamento climático.

Ao final do evento, os organizadores irão elaborar recomendações a serem apresentadas aos líderes do G20. Cabe ressaltar que o fórum conta com a participação de renomados palestrantes, como Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia, entre outros especialistas e autoridades no assunto. Este encontro visa promover uma discussão qualificada e abrangente sobre as finanças climáticas e seu impacto na economia global.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo