As empresas de origem asiática, como Shopee e AliExpress, têm priorizado o 11.11, segundo o especialista em varejo Ulysses Reis. Ele afirma que essas empresas devem investir este ano em trazer boas promoções para o Brasil. Já a Black Friday tem uma adesão maior no comércio em geral, porém enfrenta dificuldades de logística este ano. Por isso, a dica é tentar aproveitar o Dia do Solteiro chinês para garantir descontos, principalmente de produtos de marcas chinesas ou fabricados por lá, e depois buscar o que faltar na campanha do fim de novembro.
De 2017 a 2020, o 11.11 cresceu no país, com empresas como AliExpress reservando três voos fretados semanais com destino ao Brasil para reduzir o tempo de entrega dos produtos. Porém, nos anos seguintes, os investimentos recuaram, devido à pandemia e a crises na China. No entanto, neste ano, as empresas asiáticas devem brigar para valer pelo mercado, já que estão com produto e têm capacidade.
Para a Black Friday, Ulysses Reis não tem boas perspectivas, devido a problemas de logística em Manaus, que está com dificuldades no transporte de mercadorias devido à seca dos rios. Já as asiáticas AliExpress e Shopee prometem promoções e descontos significativos para o 11.11, com frete grátis e entrega rápida.
O e-commerce de moda Shein também irá trabalhar tanto o 11.11 quanto a Black Friday, com descontos progressivos e até 90% de desconto em algumas promoções. Com isso, o consumidor deverá estar atento às promoções oferecidas por cada empresa e pesquisar bem antes de realizar suas compras.