Socorristas participam de Seminário sobre Cuidados a Queimaduras

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas reuniu 77 socorristas da Central Maceió para discutir sobre a Prevenção e Cuidados aos Queimados. O evento aconteceu nesta sexta-feira (15), no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP), localizado no bairro Farol, em Maceió.

Enfermeiros, condutores socorristas, médicos e técnicos de enfermagem participaram de quatro palestras com os temas: prevenção e segurança na cena de incêndio, atendimento pré-hospitalar do paciente queimado, cuidados do paciente no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado (HGE) e os cuidados no tratamento de cicatrização de feridas.

Arnon Alves, coordenador do NEP do Samu Maceió, explicou que é importante discutir sobre o tema queimaduras, especialmente durante os festejos juninos.“Trouxemos um profissional do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas para falar sobre como deve ser a atuação dos nossos socorristas nos casos de ocorrências em incêndios. Além de explicar um pouco melhor como são todas as etapas do atendimento pré-hospitalar e o que é feito depois que entregamos o paciente no CTQ do HGE”, justificou.

O capitão do CBMAL, Ailton Trindade, falou sobre a atual legislação brasileira de prevenção de incêndio e relatou algumas ocorrências marcantes ocorridas nos últimos anos no Brasil. “Falamos um pouco sobre o incêndio na boate Kiss e do caso mais recente na cidade de São Paulo, com o prédio Wilton Paes de Almeida desabando por causa do fogo. Em situações como essas, com incêndios de grande proporções, os bombeiros delimitam uma zona quente e todo um perímetro de segurança, onde as equipes de saúde devem ficar, até as vítimas serem resgatadas e levadas até os socorristas”, explicou o capitão.

Durante todo o ano, o Samu Alagoas faz atendimentos de ocorrências envolvendo queimaduras. Na maioria dos casos, elas são relacionadas a choques elétricos, incidentes com fogos de artifícios e com chamas.

Ascom – 16/06/2018

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo