Sedetur debate estratégias para fortalecer comercialização de produtos

As atividades econômicas desenvolvidas pelos Arranjos Produtivos Locais (APL), além das micro e pequenas empresas são de fundamental importância para o Estado. Atenta a isso, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) promoveu, nesta segunda-feira (16), uma reunião com os gestores dos APLs.

Na pauta, representantes da Superintendência de Desenvolvimento Regional e Setorial e da Superintendência de Indústria e Comércio debateram, em conjunto com os grupos produtivos, estratégias para o fortalecimento da comercialização e a abertura para novos mercados.

Entre as sugestões apresentadas está a promoção de uma série de rodadas de negócios, que têm como objetivo aproximar os vendedores dos possíveis compradores. A primeira reunião consistiu no levantamento de informações com o intuito de elaborar um diagnóstico da capacidade de comercialização de cada APL, o que ajudará a desenvolver o mercado.

Para a gestora da mandiocultura no Agreste, Rosete Alves, as ações de aproximação com os compradores é uma oportunidade para gerar mais lucros aos produtores.

“A partir do momento que a gente descobre o volume da nossa produção, fica mais fácil atender as demandas dos mercados. E, é por meio das iniciativas de aproximação que acreditamos que agora vamos ter um retorno melhor, gerando menos perdas durante o escoamento da produção”, conclui Rosete.

Na ocasião, também foi debatida a possível participação em feiras internacionais, por meio da exposição de produtos da terra, a exemplo da tapioca, pimenta rosa e a própolis vermelho.

Tais ações são promovidas por meio do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) do Governo Federal, que em Alagoas é formado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Sebrae, Senac, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Correios.

Participaram da reunião representantes dos arranjos produtivos locais da Apicultura, Mandioca, Costa dos Corais e Horticultura.

Ascom – 16/04/2018

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo