Laconcha, o projeto que polemizou e inspirou muitos alagoanos


La Concha, o projeto que polemizou e inspirou muitos alagoanos

 

Não foi sob encomenda, não foi o governo quem propôs, muito menos o município, foi apenas um jovem e talentoso arquiteto expondo suas ideias. O projeto do Laconcha, como foi batizado pelo seu idealizador, o arquiteto Leonardo Theotonio, o Léo, como todos gostam de chamá-lo,  teve o objetivo de criar algo que chamasse atenção para o problema das ruínas do antigo Iate Clube Alagoinhas, e ao mesmo tempo como seria dentro do mar, fazer algo com uma inspiração Marinha, assim como foi o projeto inicial do clube que teve como inspiração um cavalo Marinho.  Nesse caso ele utilizou uma concha que é bastante encontrada em nossa região, como elemento inspirador para a criação formal. Como ele mesmo disse, tudo saiu da cabeça direto para os programas de renderização 3d e efeitos de vídeo, não houve um projeto completo, apenas o esbouço do que seria.


O que chamou mais atenção é que o esbouço foi apresentado de forma tão profissional, que a população chegou a acreditar que aquilo já estava certo de ser executado.

E se a ideia era chamar atenção, o plano deu certo! Criou-se bastante polêmica entre os meios de comunicações, os órgãos públicos e os próprios cidadãos alagoanos. A obra que possui uma escala monumental, para alguns gerou preocupação, para outros fascinação, muitos sonharam em vê-la pronta, muitos não dormiram achando que ela seria construída, surgiram varias teorias de ventos e correntes marinhas, umas até que faziam sentido, outras nem isso, enfim, criou-se uma boa discussão em torno do assunto, ou seja o Laconcha cumpriu o sua missão.

Particularmente, acredito que os alagoanos merecem um marco turístico desse porte, hoje Maceió é uma maravilhosa capital turística, mas que precisa trabalhar melhor seus serviços de infraestrutura, para oferecer mais que apenas belas praias para seus visitantes. Independente de não ter sido  construído, o Laconcha com suas imagens aéreas maravilhosas, e um perfeito encaixe na paisagem de nossa cidade, nos fez perceber o grande potencial da nossa região. o projeto também levanta uma boa discussão acerca da elaboração de concursos públicos de projetos para a nossa capital, que bom seria que cada arquiteto pudesse expor suas idéias, transparecer suas inspirações, já imaginou quanta coisa boa viria por aí?

Confiram abaixo o vídeo do Laconcha:

16/07/2017