Hackathon Globo 2017 começa neste sábado com 30 horas de desenvolvimento tecnológico

Hackathon Globo 2017 começa neste sábado com 30 horas de desenvolvimento tecnológico

Começa nesse sábado (13) o Hackathon Globo 2017, uma maratona de desenvolvimento de programação em que jovens criam, projetam e colocam para rodar um serviço conectado, em mais de 30 horas de trabalho contínuo. A terceira edição da maratona hacker da empresa vai acontecer na casa do Big Brother Brasil, nos estúdios Globo, no Rio de Janeiro, e termina neste domingo (14).

A tradição de espiar todos os movimentos e discussões dentro da casa mais famosa do Brasil — que aliás gerou confusão nas redes sociais — será mantida. Isso, pelo menos, enquanto durarem as 33 horas em que a hackaton rolar. O G1 transmite ao vivo toda a competição, que será apresentada por Fernanda Gentil.

Os vencedores ganharão uma viagem de três dias pelo Vale do Silício, o maior polo de tecnologia do mundo e lar de grandes empresas, localizado na Califórnia, nos Estados Unidos. Os vencedores da edição do ano passado visitaram companhias como Yahoo, Facebook, Google e Apple.

Os competidores submeterão seus projetos a um júri. A equipe que ficar em segundo lugar recebe convites para curtir um festival de rock e a que ficar em terceiro ganha hospedagem em serviços de nuvem.

Participantes

Os participantes deste ano são veteranos de maratona hacker no Brasil e levam na bagagem até experiências internacionais em competições de desenvolvimento de serviços conectados. Com idade entre 19 e 34 anos, eles passarão 33 horas trancados na casa do Big Brother Brasil.

Somente dois dos 52 participantes da Hackathon Globo 2017 não participaram antes de um desses eventos. O recordista de participações é Caio de Sá Lopes, de 23 anos, estudante de engenharia da Universidade de São Paulo (USP). Ele têm sete hackathons no currículo, como a do Facebook na Campus Party deste ano, a da Ambev em 2016 e duas internacionais, uma no México e outra nos Estados Unidos.

Equipamentos

Nesta edição, os participantes da maratona de programação terão à disposição aparelhos eletrônicos usados nos bastidores da emissora, como câmeras e microfones, mas também dispositivos como sensores que transformam de gestos a atividade cerebral em comandos para TVs, computadores e drones.

Entre as tecnologias disponíveis para os desenvolvedores, estão impressora 3D, Hololens da Microsoft, Oculus Rift, Gear VR e Leap Motion.

Novas soluções

O evento é uma parceria do Capital Humano da Globo e a área de tecnologia da empresa para apresentar aos jovens os sistemas usados nos bastidores e incentivá-los a ter ideias de como podem ajudar a melhorá-los, seja com novas soluções ou a simplificação de processos.

Na edição de 2016, os participantes tiveram contato com tecnologias como câmera 3D, sistemas de realidade virtual e o arduíno, uma placa eletrônicas que permite a criação de um sem número de aparelhos interativos.

13/05/2017

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