Cracolândia deve ser alvo de nova operação policial nesta semana

Cracolândia deve ser alvo de nova operação policial nesta semana

Diante da repercussão negativa da transferência do fluxo da Cracolândia para a praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo, e da evidência de que as ações iniciadas há quase dez dias não resolveram a questão, o governo estadual e a prefeitura paulistana planejam nova operação policial para o meio desta semana na área. A previsão é novamente dispersar os cerca de 400 usuários que, desde a semana passada, se instalaram ao lado de um importante terminal de ônibus da cidade. A ideia é desfazer suas tendas plásticas e prender traficantes varejistas que mantêm o comércio de crack na região.

Dessa vez, no entanto, a gestão Doria pretende não reproduzir o erro do último domingo, quando a polícia acabou por espalhar dependentes químicos pelos bairros centrais. Sem ter pra onde ir, voltaram a se reunir em outro ponto da cidade. O prefeito João Doria, que anunciara que “a cracolândia acabou”, teve o discurso arranhado pelo novo fluxo, atesta o Extra.

Para evitar novo desgaste, a prefeitura vai, a partir desta terça-feira, montar tendas e instalar contêineres em uma rua próxima ao atual fluxo. De acordo com a instrução que circula na secretaria municipal da Saúde, a ideia é que os usuários se abriguem ali, em melhores condições sanitárias e distantes dos olhos da população.

A notícia de uma nova operação policial aumentou o nível de tensão na área. Os usuários têm sido refratários a abordagens de agentes sociais e de saúde, especialmente depois do pedido da prefeitura para facilitar a internação compulsória do grupo. Uma liminar, no entanto, impede a gestão Doria de abordar e levar usuários à força.

A avaliação da prefeitura é que, se retirar o fluxo da rua, deve obter mais apoio às medidas adotadas na região. Por enquanto, o projeto Redenção representou apenas acúmulo de desgaste a Doria, que tem se recusado a falar com a imprensa sobre o tema nos últimos dias.

29/05/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo