Chuvas aumentam níveis dos rios no Vale do Paraíba e lagoas Mundaú Manguaba

Em relação à Bacia do Mundaú, na parte vinda de Pernambuco até o município de São José da Laje, os níveis ainda são baixos; Sala de Alerta segue com o monitoramento

Rio Mundaú na cidade de Rio Largo.
Imagem: Whatsapp

As chuvas que atingem as regiões de Alagoas vêm causando a elevação dos níveis dos rios. A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) segue com o monitoramento e repassando informações à Defesa Civil do Estado, bem como ao Gabinete do Governo de Alagoas.

Segundo o último boletim da Sala de Alerta da Semarh, atualizado às 10h deste sábado (27), foi verificada a permanência no aumento dos níveis dos rios no Vale do Paraíba, em limite de transbordo de calha na parte média da bacia.

Foi observado ainda que na parte alta do município de Quebrângulo a Viçosa, o rio continua subindo, porém com pequena variação. Já na parte baixa das cidades de Cajueiro a Atalaia, ainda há tendência de uma elevação maior, podendo chegar a ainda mais por 50 cm.

Em relação à Bacia do Mundaú, na parte vinda de Pernambuco até o município de São José da Laje, os níveis ainda são baixos. Em União dos Palmares, os níveis são mais elevados, no entanto, não representam riscos de transbordo.

Já as Lagoas Mundaú e Manguaba continuam elevando seus níveis e alagando mais casas as suas margens. Quanto à possibilidade de transbordo do Rio Paraíba. Cabe, neste contexto, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil avaliar o nível atual e verificar se com o acréscimo de 50 cm (de Cajueiro a Atalaia) poderá atingir casas ou não.

Ascom Semarh

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo