VISITA DO MINISTRO ROGÉRIO MARINHO: Marx Beltrão e Renan Filho garantem Programa Água Doce em AL

A visita do ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, ao interior de Alagoas e a capital Maceió nesta segunda-feira (13) marca a entrega de uma ação fundamental no combate à seca e na melhoria da qualidade de vida de milhares de sertanejos alagoanos. Em São José da Tapera, o ministro realizou a entrega simbólica de um sistema de dessalinização do Programa Água Doce (PAD). A estrutura integra os 30 sistemas concluídos recentemente pelo MDR em cidades alagoanas, construídos pelo governo de Alagoas e que contaram para sua execução com os recursos garantidos pelo deputado federal Marx Beltrão (PSD).

Ainda em 2017, quando atuava como ministro do Turismo, Marx Beltrão garantiu a liberação de R$ 2,6 milhões para a continuidade do programa Água Doce em Alagoas. O convênio foi firmado na ocasião entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do programa do governo federal. E foi este investimento que contemplou a construção dos 30 sistemas de dessalinização, responsáveis em transformar a água salinizada em doce e boa para o consumo humano. Cerca de 40 mil pessoas foram beneficiadas com a iniciativa no sertão alagoano, aponta dado da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

“A entrega destes sistemas é uma conquista para a melhoria da qualidade de vida do povo sertanejo, que há anos sofre com a falta de água e com a seca. O governador Renan Filho se empenhou diretamente nestes trabalhos, garantidos com recursos que asseguramos em Brasília ainda em 2017. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e o Ministério do Meio Ambiente tiveram uma atuação destacada na execução dos sistemas, que hoje já beneficiam milhares de famílias. Seguiremos em frente, superando obstáculos para avançar na melhoria da qualidade de vida da sociedade alagoana” afirmou Marx Beltrão.

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro, levando-se em consideração a característica da presença de sais nas águas subterrâneas desta região.

Após reforma administrativa do Governo Federal, ocorrida em 2019, toda a agenda de água foi transferida do Ministério do Meio Ambiente – MMA para o Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR, por força da Medida Provisória nº 870, de 1º de janeiro de 2019, convertida na Lei nº 13.844, de 18 de junho de 2019. Neste contexto, o Departamento de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas – DRHB, da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, passou a coordenar o Programa Água Doce.




Botão Voltar ao topo
Fechar