Vigilância Sanitária realiza ação educativa sobre os perigos do uso de desinfetantes clandestinos

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou, no último sábado (13), uma ação educativa para conscientizar a população sobre os perigos do uso de saneantes clandestinos, usados para a limpeza de ambientes domésticos ou comerciais. Durante a atividade, os fiscais do órgão distribuíram panfletos informativos em diversos bairros das partes baixa e alta da capital alagoana.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Nilson Malta, alertou que o uso de saneantes clandestinos é um perigo, podendo causar queimaduras, problemas respiratórios, irritações na pele e graves intoxicações.

“Os produtos saneantes são todos aqueles usados na limpeza dos ambientes, tais como, detergente, sabão, água sanitária, cera e desinfetante. Sabemos que a comercialização desses produtos é comum em Maceió e, muitas vezes, o consumidor não tem a informação necessária para evitar a compra. Por isso, estamos promovendo atividades educativas para orientar a população e alertar os comerciantes que a venda desses produtos é proibida”, explicou.

Malta ainda afirmou que, por oferecer risco à saúde das pessoas durante a manipulação, esses produtos devem seguir os critérios da legislação para obter a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Disque Denúncia e WhatsApp

Para denunciar irregularidades em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo