Vigilância Sanitária promove capacitação de boas práticas na manipulação de pescados

Participaram da ação 300 comerciantes que atuam em diversos pontos de venda de pescados na capital

Com a proximidade da Semana Santa (28 de março a 03 de abril), período tradicional para o consumo de pescados, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) redobra sua atenção para garantir a segurança da população. Por isso, ao longo do mês de março, realizou diversas capacitações, compreendendo um total de 300 comerciantes que atuam no Centro Pesqueiro, Balança da Pajuçara, Ponta Verde, Mercado da Produção, Jacintinho, Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes.

Capacitação de profissionais. Foto: Equipe – Visa

De acordo com José Aírton, coordenador geral da Visa, essas capacitações são importantes para uma correta e segura manipulação de alimentos. “Existe uma preocupação da Prefeitura de Maceió em melhorar os processos de trabalho desses comerciantes. Após essas capacitações, eles receberam um selo de garantia e certificados de boas práticas no manuseio desses alimentos, e nós, a certeza de alimentos seguros na mesa do maceioense”, afirma.

Entrega de certificado de boas práticas pelo coordenador da Visa. Foto: Equipe – Visa

Jadina Cilene, inspetora de alimentos da Visa, destaca algumas orientações que foram passadas durante os treinamentos e que também devem ser observadas pela população durante a aquisição desses produtos. “É importante que a população tenha conhecimento das condições de exposição do pescado, observando sua aparência, seu cheiro, suas características sensoriais de modo geral, que devem estar preservadas nesse momento de exposição e venda”, pontua.

Foto: Equipe – Visa

“O sururu precisa estar congelado e importante que não tenha corantes, muitas vezes utilizado para mascarar a má qualidade do produto. Já em relação aos peixes, é preciso ver se as guelras estão vermelhas, se é um vermelho vivo. O camarão precisa estar com a cabeça aderida ao corpo, pois é um sinal de que está fresco. De modo geral, deve-se observar as condições de armazenagem, se há gelo suficiente, pois qualquer problema nesse sentido, representa um risco para a saúde de quem consome”, explica Jadina Cilene, inspetora de alimentos da Visa.

Foto: Equipe – Visa

Os treinamentos foram uma iniciativa da Vigilância Sanitária de Maceió em parceria com a Coordenação Executiva do Gabinete do prefeito JHC, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo