Vereadora por Pilar, Thais Canuto cobra maior valorização para servidores da saúde

Vereadora Thais Canuto cobra maior valorização para servidores da saúde por meio do rateio de recursos do Previne Brasil (Foto: Assessoria)

Em meio a uma pandemia sem fim, Thais Canuto pede gratificação às equipes de Saúde da Família
Os profissionais da saúde estão em colapso! É o que revela uma pesquisa inédita da Fundação Oswaldo Cruz realizada com quinze mil cento e trinta e dois trabalhadores da saúde de nível superior em 2.200 municípios brasileiros. Desde o início de março, a vereadora Thais Canuto (MDB) enviou indicação ao prefeito de Pilar, Renato Filho (PSC) e ao secretário municipal de Saúde, Pedro Moraes, para que ocorra o rateio dos recursos Programa Previne Basil com os trabalhadores das equipes da Atenção Primária à Saúde.

De acordo com a Fiocruz 45,5% dos profissionais têm mais de um emprego e 43,2% sentem que falta proteção à própria saúde. Entre os que se sentem desprotegidos, quase 40% citam falta de estrutura, caos no atendimento ou uma gestão insensível aos trabalhadores.

“Dentre as consequências da pandemia do Covid-19, estão a saúde física e psicológica dessas pessoas, que trabalham dia após dia para cuidar da nossa saúde arriscando a sua vida e a de seus familiares. Foi por isso, que desde o início de março estou cobrando as gratificações, mas o Executivo Municipal não nos dá um posicionamento”, explica Thais Canuto.

Os principais responsáveis por Pilar conseguir alcançar a meta do Governo Federal e consequentemente os recursos oriundos da portaria do Ministério da Saúde Nº 214, são as equipes de Saúde da Família. O Governo Federal começou a repassar para Pilar, em 4 de fevereiro o total de R$65.140,06, por meio do Programa Previne Brasil. O Valor total do incentivo financeiro para o 1º quadrimestre do ano de 2021 será de R$ 260.560,23.

Outros municípios brasileiros, a exemplo de Várzea Alegre e Doresópolis, em Minas Gerais, estão gratificando os servidores da Atenção Primária à Saúde por meio de recursos deste programa. “Não basta só dizer obrigada por vocês estarem fazendo o seu trabalho. Devemos ter sensibilidade, valorizar, incentivar, recompensar e dar uma resposta”, reforça Thais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo