Vereadora defende inclusão social e oportunidade de trabalho para pessoas com Dow

Silvania Barbosa tratou do tema em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado nesta quinta (21)

Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a vereadora Silvania Barbosa (PRTB) trouxe ao Plenário da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (21), a necessidade de inclusão social de pessoas com Down. Ela enfatizou que a data tem o objetivo de encorajar o debate da participação de pessoas com a síndrome na sociedade e que cabe a todos compreender as limitações e também a capacidade psíquica e emocional de quem tem a síndrome.

A vereadora exibiu um vídeo produzido pela Coordown em 2014, oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas para a promoção dos direitos das pessoas com síndrome de Down, mas que foi censurado pelo Conselho Superior de Audiovisual para a transmissão na TV francesa, que considerou o vídeo “inapropriado”, porque a expressão de alegria dos jovens era “suscetível a perturbar a consciência das mulheres que tinham feito, legalmente, escolhas pessoais diferentes”.

“Ao contrário do que muitas pessoas imaginam a SD não é uma doença e sim um distúrbio genético que produz alterações congênitas. Temos discutido muito sobre a inclusão das mulheres em todas as camadas da sociedade, mas a verdade é que precisamos defender todas as minorias e garantir o espaço de todos no convívio social. Somente no Brasil, temos mais de 200 mil pessoas com Down. Precisamos superar preconceitos e construir uma comunidade mais justa e igualitária. Meu desejo é sensibilizar os pais de pessoas que possuem a síndrome e dizer a eles que não tenham medo, que permitam que seus filhos sigam sua própria trilha, que eles tenham a chance de acertar ou de errar e aprender com os erros, que eles possam se arriscar e sentir a vida mais de perto”, declarou a parlamentar, que cobrou igual sensibilidade do Poder Público e da iniciativa privada, para que abram portas no mercado de trabalho a pessoas com Down.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo