Vencedoras do Troféu Selma Bandeira recebem premiação

Para encerrar as programações em comemoração ao Mês da Mulher com chave de ouro, as vencedoras do Troféu Selma Bandeira receberam suas premiações esta semana, nos dias 30 e 31 de março. O evento ocorreu na própria sede do órgão, no bairro do Jaraguá, e, por conta da pandemia de Covid-19, foi referente aos anos de 2020 e 2021.

Para garantir a segurança de todos os presentes, a premiação foi realizada por agendamento, em horários alternados, seguindo todos os protocolos e medidas sanitárias para evitar o contágio pelo coronavírus. A entrega foi feita pela coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes. 

Troféu Selma Bandeira. Foto: Wilma Andrade

As vencedoras foram selecionadas por um comitê deliberativo do ano passado, que escolheu as maiores personalidades em 13 categorias do âmbito político, social, econômico e cultural de Maceió. A honraria é uma forma de fomentar o empreendedorismo feminino e reconhecer o importante e inspirador trabalho dessas mulheres, que contribuem ativamente para a construção de uma sociedade melhor.

Ana Paula Mendes destacou que todas as vencedoras do prêmio são tão relevantes quanto a própria Selma Bandeira, pois elas representam exemplos de empoderamento e luta pela não violação dos direitos básicos das mulheres.

“É uma honra entregar esse troféu a essas mulheres incríveis, que tanto lutam diariamente. Desejo que elas se sintam cada vez mais encorajadas para continuar fazendo esse brilhante papel e revolucionando a nossa sociedade”, afirmou a coordenadora.

De acordo com Lúcia Bastos, uma das vencedoras, saber que sua trajetória como mulher empreendedora está sendo reconhecida significa muito. “Já enfrentei muitos desafios ao longo dos meus 14 anos de trabalho, receber esse reconhecimento me dá a certeza de que estou no caminho certo. Espero que minha trajetória possa servir de exemplo para outras mulheres que buscam sua independência financeira”, disse. 

Marta também foi uma das vencedoras e destacou que a iniciativa do Gabinete de Políticas é um marco em celebração à vida. “Receber esse troféu pela pessoa da Selma Bandeira, que foi uma mulher incrível, me fez sentir mais mulher e me deu ainda mais força para continuar seguindo em frente”, apontou.

Premiação foi entregue com parceria com a Sudes. Foto: Wilma Andrade

O Troféu reaviva a postura ética e combativa da médica e deputada Selma Bandeira (1944-1986), defensora da cidadania e de melhores condições de vida para os alagoanos, dos direitos e da igualdade para as mulheres. Criado em 2004, ele é conferido a mulheres que desenvolvem ações relevantes no contexto social, político, econômico e cultural de Maceió.

Além do Troféu, em parceria com a Superintendência Urbana de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), visando o incentivo à sustentabilidade, foi entregue uma muda de planta da espécie ixora mirim para as vencedoras.

Confira a lista de homenageadas por categoria:

1. Filantropia: Agarina Mendonça Vasconcelos – Procuradora e Ativista Social;

2. Literatura: Cristina de Macedo – Escritora;

3. Serviço público municipal: Elen Oliveira – Jornalista e Servidora;

4. Política: Jó Pereira – Deputada Estadual por Alagoas;

5. Empreendedorismo Empresarial: Lucia Bastos – Empreendedora;

6. Educação: Valéria Correia – Professora;

7. Defesa dos Direitos e da Cidadania: Marilma Torres – Advogada e Procuradora;

8. Artes Plásticas: Marta Arruda – Artista Plástica;

9. Música: Mel Nascimento – Musicista;

10. Preservação da Cultura Popular: Mãe Mirian – Sacerdotisa;

11. Gestão Pública Municipal: Sheyla Barros – Gestora Pública e Assistente Social;

12. Pesquisa: Suzann Flávia Cordeiro de Lima – Pesquisadora;

13. Artes Cênicas: Waneska Pimentel – Artista cênica e Advogada.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo