Unidade de Saúde Tereza Barbosa discute estratégias para enfrentar Covid-19

Encontro buscou traçar estratégias de humanização e de combate à pandemia na Unidade de Saúde.

Nessa quinta-feira (18), servidores da Unidade de Saúde Tereza Barbosa realizaram mais um encontro do grupo “Humanizateca”, que visa promover a humanização e a melhoria dos processos de trabalho para um melhor acolhimento dos usuários do SUS. Durante o encontro, que é mensal, foram discutidas ações de educação permanente e uma linha de atenção à saúde durante a pandemia.

Momento de acolhimento com aromaterapia. Foto: Equipe US Tereza Barbosa

Dando início ao encontro, a psicóloga da unidade e idealizadora do projeto, Paula Quitéria da Silva, realizou o acolhimento dos servidores introduzindo uma das Práticas Integrativas e Complementares do SUS, a aromaterapia, uma prática terapêutica que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo visando a promoção da saúde física e mental dos servidores.

A gerente da US Tereza Barbosa, Michelle Gama, especialista em Vigilância em Saúde, também participou da reunião e apresentou dados epidemiológicos da Covid-19 no Estado e municípios, mostrando a evolução dos casos em um ano de enfrentamento, assim como a taxa de ocupação de leitos e óbitos. “Conhecendo o perfil epidemiológico da doença podemos subsidiar o planejamento de medidas protetivas e intervencionistas no combate a pandemia. Nesse processo a atenção primária tem seu papel de prevenção e orientação e não apenas na atenção curativa”, destaca.

Foto: Equipe US Tereza Barbosa

Pensando nessas estratégias de enfrentamento à Covid-19 dentro das Unidades de Saúde, as profissionais levantaram junto ao grupo alguns questionamentos para serem discutidos, tais como “Qual o papel da UBS durante a pandemia? Qual o meu papel na UBS durante a pandemia?”. A partir disso, o grupo compreendeu que existe a necessidade de promover uma comunicação afetiva e acolhedora entre a comunidade, principalmente quanto ao incentivo de um comportamento protetivo para que todos possam preservar sua saúde e a dos demais.

Foto: Equipe US Tereza Barbosa

Também foram formuladas estratégias e mecanismos de resposta para a pandemia, como a reorganização dos fluxos, barreiras sanitárias, uso correto de equipamentos de proteção, orientações quanto aos pontos de atenção à saúde existentes na rede, ampliando, assim, a participação da equipe nas ações de prevenção.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo