Ufal recebe prêmio nacional como órgão que mais fez investimentos em capacitação de equipes

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu ontem (29), o prêmio na categoria de instituição que mais investiu em capacitação de equipes de compras e licitações em 2021. A premiação aconteceu no maior evento de compras públicas do Brasil e reflete uma gestão propositiva que, mesmo com a pandemia e cortes orçamentários amargos, permaneceu se dedicando à capacitação, pagamentos e investimentos.

“Nós recebemos um investimento significativo da universidade em capacitações das nossas equipes e a iniciativa promoveu muitas melhorias nos nossos processos, além do aumento significativo das nossas licitações. Na gestão do professor Tonholo, a Ufal teve um aumento de 500% no número de itens licitados. Isso se reflete em todas as áreas da instituição com melhorias nos setores administrativos, infraestruturas nas unidades acadêmicas e campis, além das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Essa estratégica de investimento trás melhorias constantes para toda comunidade acadêmica” explicou o coordenador da Ufal, Edson Ferreira.

A premiação ocorre desde 2007, sendo a única do gênero a premiar na área de compras públicas, premiando tanto os Pregoeiros quanto os Órgãos Públicos, valorizando os trabalhos e incentivando os profissionais que transformam e dinamizam o fenômeno das compras governamentais.

“Este prêmio é resultado do empenho e da dedicação de todos na Ufal e no Hospital Universitário. Por meio do trabalho desta equipe o poder de compra do governo federal aumentou junto às empresas locais, ou seja, outros órgãos federais da região nordeste estão comprando de fornecedores de Alagoas, por meio desses registros de preço que a Universidade está fazendo aqui. A iniciativa move a economia local e, sem dúvida, traz muito ganho para sociedade alagoana”, comemorou o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.

O superintendente do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) também parabenizou a equipe de compras da Ufal e do HU. Segundo ele, a gestão atual da universidade é comprometida em sanear as dívidas existentes do passado e promover os investimentos necessários para um futuro desenvolvido na educação superior. “Não se trata apenas de um prêmio pelo investimento em capacitação, mas isso se refletiu em gestão de resultados. A Ufal e o Hupaa têm executado com muita eficiência o orçamento, e, não havendo devolução de recursos, isso permitiu que a gestão pagasse a dívida de 12 milhões deixadas no Hospital e mais milhões na UFAL. Sem dívidas está sendo possível otimizar o planejamento orçamentário e retomar os investimentos necessários para melhorias das atividades de todos que compõe a Universidade”, destacou o Superintendente do Hospital Universitário, Célio Rodrigues.

A gestão do reitor Josealdo Tonholo com muita responsabilidade, pagou 10,3 milhões de dívidas deixadas na UFAL e 12 milhões deixadas no HU. Totalizando mais de 20 milhões de reais quitados. Com eficiência orçamentária e muita competência para não devolver recursos públicos disponibilizados no orçamento.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo