Turismo de negócios e eventos esquenta movimentação na baixa temporada em Alagoas

O desempenho de um destino turístico pode ser medido pela capacidade de atrair visitantes nos diversos segmentos do setor. Em Alagoas, a já reconhecida beleza natural tem se juntado ao segmento do turismo de negócios, contribuindo para o fortalecimento de uma cadeia turística diversificada. De acordo com dados do Maceió Conventions & Visitors Bureau, somente em 2018 Alagoas recebeu aproximadamente 50 mil visitantes para a participação em feiras e eventos, injetando aproximadamente R$ 70 milhões de reais na economia.

Vertente de grande movimentação financeira, o turismo de negócios em Alagoas tem recebido atenção especial do setor público para a captação de recursos que atraiam os organizadores de feiras e eventos. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o turista de negócios gasta em média quatro vezes mais que o turista de lazer.

Em Alagoas, a atração de eventos para  o estado é fruto da parceria entre Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Maceió Conventions & Visitors Bureau.

Para seguir avançando no segmento, o Governo do Estado – responsável pela gerência do Centro Cultural e de Convenções Ruth Cardoso, por meio da Sedetur – tem  investido em espaços estruturais que visam uma melhor acomodação e experiência do turista. Na infraestrutura, as obras de ampliação do Centro de Convenções contemplam a construção de um novo auditório com capacidade de mil pessoas, três salas especiais e um edifício garagem com mais de 220 vagas de estacionamento.

O feedback dos clientes tem sido positivo. O diretor da Comunic Eventos, Caio Tenório, elogia as instalações. A empresa aluga o espaço para eventos tradicionais, como o Salão do Casamento, que há oito anos recebe de três a quatro mil pessoas anualmente. No ano de 2017, a Comunic foi responsável pelo 69º Congresso Brasileiro de Enfermagem, também realizado no Centro de Convenções.

“É o melhor espaço de Maceió e já era uma necessidade nossa, como idealizadores, o aumento desse espaço. O Centro de Convenções é a nossa opção para eventos de grande porte por conta das instalações. A diversidade de salas e espaços possibilita que haja painéis simultâneos. Com a ampliação, a qualidade dos eventos que realizamos também cresce”, disse Caio.

Na última semana, o Centro de Convenções recebeu a maior convenção de Turismo para operadores de vendas já realizada no estado. O evento, da operadora de viagens Schultz, reuniu mais de 300 agentes de 120 cidades diferentes.

No calendário de 2019, o Centro de Convenções já conta com 150 eventos previstos. Eventos como a Trakto Marketing Show, o Salão do Imóvel e o 6º Congresso Norte e Nordeste de Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar intercalam empreendedorismo, lazer e meio acadêmico na prospecção de novos públicos que visitam Alagoas.

À frente da Sedetur, o secretário Rafael Brito destaca as potencialidades do destino. “Nós estamos trabalhando para dar ao turista uma experiência completa, seja ela de negócios, aventura ou lazer. Alagoas tem potencial para instigar a volta do visitante, que vem a um congresso, a conhecer o melhor do Nordeste com belezas naturais e uma gastronomia sem igual. Em 2018, foram R$ 70 milhões injetados na economia, que contemplam do hoteleiro à pessoa que tem sua barraca na praia. O bem-estar do turista ao chegar e encontrar belas instalações para a realização do seu evento se converte em geração de emprego e renda para nosso povo, que é quem mais se beneficia com esses números positivos”, ressaltou o secretário.

Ascom – 24/04/2019

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