Trump cogita mandar terroristas do Estado Islâmico para Guantánamo

Ordem executiva poderia transferir detentos para prisão que Obama tentou fechar

O governo americano estaria prestes a completar uma ordem executiva que orientaria o Pentágono a transferir todos os futuros presos do Estado Islâmico para a prisão da base naval na Baía de Guantánamo, em Cuba, de acordo com documentos obtidos pelo “New York Times”.

Segundo o jornal, um rascunho finalizado já estaria circulando entre funcionários do governo para receber comentários e críticas antes da aprovação final. Entre as mudanças do documento original está o abandono da reativação de prisões da CIA.

A versão atual da ordem traria instruções para que o secretário de Defesa, Jim Mattis, usasse a base militar americana em Cuba para deter suspeitos da “al-Qaeda, Talibã e suas forças associadas, incluindo indivíduos e redes ligadas ao Estado Islâmico”.

Se o governo Trump emitir a ordem executiva, reforçará uma mudança de política quanto ao uso da prisão de Guantánamo em comparação à Presidência de Barack Obama. O democrata havia prometido fechar a prisão, o que não conseguiu. Ainda assim, o ex-presidente realocou um grande número de prisioneiros em outras prisões americanas ou deportando-os a seus países de origem e outras nações dispostas a recebê-los.

o globo

09/02/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo