Tonholo ressalta importância do desenvolvimento de tecnologias para educação de AL

 

Josealdo Tonholo, atual reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), destacou, durante evento do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para o lançamento do quinto Laboratório do Programa Espaço 4.0, na cidade de São Miguel dos Campos, a importância do desenvolvimento de tecnologias que apontem para o avanço da educação pública no estado.

“Este equipamento de desenvolvimento tecnológico vai permitir a formação de 200 jovens oferecendo mais oportunidades de emprego e geração de renda. A expectativa é que a Ufal consiga, até o final do ano, estruturar o programa de incubação de empresas nesta parceria com o Ifal e a prefeitura de São Miguel dos Campos. O investimento em tecnologias por meio do laboratório 4.0 tem sido essencial para o desenvolvimento de oportunidades nas cidades do nosso interior”, afirmou o reitor.

Com o intuito de capacitar jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica para atuar na produção de protótipos e soluções de alta tecnologia para a indústria e a comunidade, o Ifal desenvolveu esta iniciativa e já inaugurou o laboratório tecnológico nas cidades de São Miguel dos Campos, Viçosa, Arapiraca, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios.

O Espaço 4.0 se constitui em um contêiner com 25 metros quadrados, que conta com kit robô, smartphone, tablets, computadores, impressora 3D, drone e outros equipamentos utilizados por meio da metodologia maker, na qual o estudante aprende na prática o conteúdo teórico aplicado. Além do aporte financeiro do próprio Ifal, os Espaços 4.0 receberam mais de R$ 2 milhões fruto de emenda parlamentar e recursos federais para sua implementação em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo