Tonholo discute sobre pulverização aérea de agrotóxicos em Alagoas

Foto: reprodução

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, se reuniu com docentes ligados à área da agroecologia, na última terça-feira (5), para discutir sobre a pulverização aérea de agrotóxicos no estado.

Na ocasião, foi apresentada a iniciativa contra o uso de venenos e solicitado o apoio da Ufal para a divulgação e a elaboração de ações relativas ao tema.

Ao final da reunião, o reitor assinou a petição de apoio à campanha “Basta de chuva de venenos” e convidou a comunidade universitária a fazer o mesmo: “Precisamos turbinar essa ação e realizar ações que promovam essa discussão, fazendo uma série de seminários e trazendo as lideranças estudantis”, afirmou.

A campanha tem por objetivo conscientizar a população sobre os riscos do uso de defensivos agrícolas, trazer a sociedade para um debate acerca da agroecologia como uma alternativa sustentável e incentivar a participação no projeto de lei de iniciativa popular sobre a proibição da pulverização aérea de agrotóxicos no estado de Alagoas.

Se o PL de iniciativa popular for aprovado e a lei sancionada, em caso de descumprimento, fica prevista a apreensão dos equipamentos utilizados bem como a aplicação de multa, com valor revertido ao Fundo Estadual de Combate ao Câncer.

Estiveram presentes na reunião os pesquisadores José Roberto, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), Leiko Assakura, Islândia Bezerra e Maria Alice Araújo da Faculdade de Niutrição (Fanut) e Ricardo Ramalho.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo