Temporada de cruzeiros traz milhares de turistas a Maceió


Na tarde de terça-feira (19), o Porto de Maceió recebeu mais um navio da temporada de cruzeiros na capital alagoana. O Costa Fascinosa é o segundo navio a aportar em Maceió este ano e atracou na cidade trazendo mais de três mil passageiros, entre turistas e tripulantes.

Durante a passagem do cruzeiro na cidade, o titular da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Jair Galvão, participou de uma visita técnica ao interior do navio e conheceu um pouco da estrutura moderna do Costa Fascinosa. Acompanharam a visita a secretária-adjunta de Turismo, Graziella Fritscher e o diretor de Estruturação da Semtur, Leornado Lins.

“Além de ser um setor que impacta positivamente na economia local, ainda cria a possibilidade de fidelizar esse público que vem a Maceió. Nos próximos anos a expectativa é ainda melhor para o setor com a construção do terminal de passageiros e dragagem do porto. A partir disso, podemos alavancar a frequência de navios e o alcance do destino Maceió”, afirmou Galvão.

Na oportunidade, as equipes da Semtur estiveram oferecendo informações e distribuindo materiais promocionais do destino Maceió com dois Centro de Atendimento ao Turista (CAT) temporários, um no Porto e outro no início do calçadão, na orla de Pajuçara. Os turistas são recebidos também com uma feira de artesanato e área de descanso, esta última disponibilizada pelo Porto de Maceió e pela empresa Irmãos Britto.

Um dos roteiros dos turistas focou nos atrativos culturais de Maceió. No circuito, visitas em museus, igrejas e prédios históricos no bairro histórico de Jaraguá e no centro da cidade. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) deu suporte aos ônibus de passeio que levavam os visitantes.

Turismo internacional fortalece economia local

O Costa Fascinosa desembarcou em Maceió turistas de várias nacionalidades, vindos de países como Argentina, França, Alemanha e Itália. O navio também trouxe um grande número de visitantes brasileiros, que vieram de outros destinos visitar a capital alagoana. O navio faz parte da lista de cruzeiros, que juntos, devem trazer uma média de 20 mil visitantes até o fim da temporada, que se estende até abril. O período deve movimentar aproximadamente R$ 10,3 milhões na economia municipal, com base em informações do Ministério do Turismo, a partir do cálculo do tempo estimado e o gasto por passageiro durante a estada na cidade.

A temporada de cruzeiros conta com o apoio de parceiros como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Transamérica Turismo, Luck Receptivo, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e Turismo de Alagoas (Sinfetur), Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas, Sedetur, Polícia Militar, BPTran, Oplit, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Exército Brasileiro, Procon Maceió, Porto de Maceió e a empresa Irmãos Britto.