Tarcizo Freire destaca vantagens do ciclismo e solicita melhoria na malha cicloviária do Estado

A importância do ciclismo e seus benefícios para a saúde do cidadão foi tema do pronunciamento do Tarcizo Freire (PP) durante a sessão ordinária desta terça-feira, 17. Ele, que aderiu à prática do esporte recentemente, apresentou indicação solicitando ao prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, e ao Executivo para melhorias na malha cicloviária do Estado. Freire destacou um estudo realizado na Alemanha que analisou os impactos do ciclismo na sociedade. “Os pesquisadores compararam o tráfego de bicicletas em 110 cidades europeias antes e depois da pandemia. Nessa pesquisa foi calculado que cada quilômetro de ciclovia aumentou a utilização das bicicletas em 0,6%. Nas cidades analisadas, o aumento da infraestrutura cicloviária foi de 11,5 km em média”, informou o parlamentar.

Ele prosseguiu informando que a pesquisa estima que houve um aumento de 7% nas taxas de ciclismo na Europa. Tarcizo Freire afirmou ainda que os benefícios são grandes para as cidades. Em se falando de ciclovias temporárias e permanentes, conclui-se que as temporárias permitem, ainda, fazer experimentos antes de serem transformadas em permanentes. “É a questão das ciclofaixas: você pode fazer esse estudo e o resultado vem bem melhor depois”, contou Tarcizo Freire.

O estudo revela ainda, segundo o parlamentar, que é de grande relevância para o desenvolvimento de uma região a construção de mecanismos de mobilidade urbana, principalmente a criação de ciclovias e ciclofaixas para os adeptos do ciclismo. “Faço esse apelo ao poder público de Arapiraca, para que realize de forma imediata a implantação de ciclovias e ciclofaixas, pois os benefícios serão inúmeros. Assim também apelo ao Governo do Estado para que as ciclovias sejam implantadas no projeto de duplicação da rodovia que liga Arapiraca a São Sebastião”, apelou Freire.

O discurso foi aparteado pelo deputado Inácio Loiola (PDT) e pela deputada Ângela Garrote (PP). O primeiro destacou a importância do tema e observou que após a pandemia a humanidade deve mudar seus hábitos e costumes para se adaptarem a uma nova realidade. “Principalmente no que diz respeito a questão da saúde.”, observou Loiola. Na mesma linha de raciocínio, a deputada Ângela Garrote aproveitou para pedir ao Governo de Alagoas, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura, que inicie uma operação tapa buracos na nova rodovia que liga Maceió a Arapiraca, visando trazer maior segurança para quem trafega na região.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo