Sorriso de Plantão recebe doações de livros para seus novos Foguetes de Leitura

O projeto de extensão Sorriso de Plantão, vinculado à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e à Universidade federal de Alagoas (Ufal), está aceitando doações de livros infantis e infanto-juvenis para compor o acervo de suas novas Bibliotecas Móveis Hospitalares. Após ser selecionado em um edital, o projeto de extensão contará agora com cinco novas unidades do móvel conhecido como “Foguete de Leitura”, que serão entregues em hospitais da capital alagoana para trazer mais alegria, leitura e imaginação aos pequenos.

O edital em questão foi o McDia Feliz, do Instituto Ronald McDonald, voltado para o financiamento de projetos relacionados ao câncer. “Ficamos muito felizes em receber esse financiamento, que possibilita a gente levar a leitura para mais hospitais, mas não temos recursos para obter os livros. Como sempre, contamos com a participação da comunidade para concretizar esse projeto”, explica a coordenadora do Sorriso de Plantão, Maria Rosa, professora da Uncisal.

Os Foguetes de Leitura são desenhados pelo Laboratório de Experimentação em Design da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Alagoas (LED-Faud/Ufal). O desenho do móvel é feito tendo em mente as necessidades do ambiente hospitalar, como segurança e facilidade de higienização.

Até o momento, o projeto conta com três unidades da biblioteca no Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e Hospital Escola Helvio Auto (HEHA). As novas unidades serão entregues na Santa Casa (Farol), Clínica Infantil Daisy Breda, Hospital Veredas, Casa da Criança (que fica no Veredas) e na Casa da Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala).

Para doar, os interessados podem entrar em contato com o Sorriso de Plantão por meio do Instagram @sorrissodeplantao ou pelo telefone (82) 99829-5826.

Sorriso de Plantão – Um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o Sorriso de Plantão leva há 19 anos alegria e cores para o ambiente hospitalar. Os universitários voluntários, chamados de “palhaços-doutores”, se pintam e fazem visitas em hospitais da capital.

O projeto se baseia no princípio da ludoterapia, usando o riso e as brincadeiras para tornar o processo de internação mais tolerável para os pacientes, especialmente crianças diagnosticadas com câncer. Com a pandemia, o Sorriso interrompeu seus plantões presenciais, para garantir a segurança dos pacientes, dos profissionais da saúde e dos estudantes voluntários.

São iniciativas como o Foguete de Leitura e o Colorir Para Sorrir, com desenhos temáticos para as crianças pintarem, que mantém acesa a chama do projeto nos hospitais, e ajudam a tornar a permanência na hospitalização mais colorida.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo