Soluções baseadas na natureza podem ajudar Municípios a atingir o desenvolvimento sustentável

Manter o crescimento das cidades, respeitando-se os recursos naturais e a sustentabilidade, é um dos maiores desafios para os gestores municipais na atualidade. Mas, para isso, a resposta pode vir da própria natureza. Nesse sentido, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do Seminário Internacional sobre Soluções baseadas na Natureza (SbN), destacando algumas iniciativas e alertando para a necessidade de políticas públicas voltadas para o tema.

“A ausência histórica de financiamento federal e de capacitação técnica para gestão ambiental municipal, aliada às desigualdades consequentes do pacto federativo e impactos negativos ambientais da ação humana no território, cria um cenário desafiador, mas também propício para o surgimento de soluções inovadoras e mais baratas que sejam inspiradas na natureza”, destacou a analista técnica em meio ambiente da CNM, Sofia Zagallo, que representou o presidente Paulo Ziulkoski no evento.

As Soluções baseadas na Natureza são iniciativas que utilizam e empregam as propriedades dos ecossistemas e os serviços que estes fornecem, proporcionando benefícios ambientais, sociais e econômicos. As SbN são aplicadas, por exemplo, em infraestruturas verdes e azuis, ajudando a promover maior resiliência às mudanças do clima e qualidade ambiental.

Dentre as iniciativas possíveis estão: criação de áreas verdes urbanas, como parques, praças para ampliar cobertura florestal; incentivo à criação e manutenção de corredores ecológicos municipais e unidades de conservação; gestão integrada por bacia hidrográfica; instalação de jardins ou hortas urbanas e telhados verdes; alternativas para tratamento de esgoto com plantas ou algas; reutilização dos efluentes; incentivos econômicos para preservação ambiental como o ICMS ecológico ou Pagamentos por Serviços Ambientais; prevenção de queimadas e incêndios florestais; e a restauração florestal e proteção das nascentes, que também facilita o acesso à água para a população.

“Os Municípios são Entes de decisão e implementação de políticas fundamentais para se atingir a proteção do meio ambiente e, ao mesmo tempo, promover a qualidade de vida dos cidadãos. Mas a CNM alerta que o caminho para, de fato, se atingir esse tão almejado resultado ainda é longo, pois os Municípios necessitam de apoio e capacitação técnica sobre o assunto, divulgação de boas práticas, e também de acesso a recursos financeiros”, lembrou a analista de meio ambiente.

Somados a um contexto de mudanças climáticas, as Soluções baseadas na Natureza se configuram como excelentes alternativas a serem adotadas para minimizar os impactos nos Municípios, visto que estes são vulneráveis às alterações do clima e os impactos serão sentidos nos territórios municipais, pois este é o local onde as pessoas moram, trabalham, convivem e utilizam dos serviços.

O Seminário foi promovido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e tem parceria com a Fundação Grupo Boticário e a Aliança Bioconexão Urbana. Para assistir o evento na íntegra, clique aqui.

Da Agência CNM de Notícias

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo