SÓ ENCONTROU O ABANDONO DE RUI! Secretaria de Educação conclui agenda de visitas às escolas do Benedito Bentes

Problemas na estrutura, carência de funcionários, de equipamentos de prevenção contra à Covid e falta de segurança. Essas foram algumas reclamações ouvidas pelo Secretário de Educação Elder Maia  durante visitas às unidades escolares da parte alta da capital. Realizadas nos meses de janeiro e fevereiro, as vistorias possibilitaram compreender de maneira mais efetiva a realidade de 25 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) no bairro mais populoso de Maceió, o Benedito Bentes.

O cronograma de visitas teve início no dia  (08) de janeiro e o secretário teve a companhia dos coordenadores e técnicos da rede municipal.  Elder Maia ouviu atentamente os diretores de cada unidade e explicou que o Prefeito JHC é um entusiasta do contato direto e da presença permanente no chão da escola.

“O Benedito Bentes é o maior bairro de Maceió, e tem o maior percentual de estudantes, trabalhadores e residentes de um modo geral. Portanto, essas visitas são extremamente necessárias e estratégicas. O prefeito inclusive tem acompanhado a visita aos chão das escolas com entusiasmo, pois é interessante tanto para as escolas que repassam suas reivindicações, quanto para a gente que conhece todo o cotidiano e realidade das unidades da nossa rede”, disse o secretário.

A Diretora do Cmei Professor Silvânio Barbosa, Luciane Rodrigues Fonseca, disse que essa postura deu voz à creche, que fica  localizada no Conjunto Aprígio Vilela, no bairro do Benedito Bentes II. Segundo ela, o Benedito Bentes sempre foi um bairro desprezado pelas gestões anteriores, diferentemente do que está acontecendo na gestão atual.

“Percebo que existe uma preocupação por parte do secretário Elder Maia em ver de perto o que acontece no chão das escolas através das visitas que estão acontecendo. Esse cuidado em visitar o bairro do Benedito Bentes é essencial, pois é uma  região carente que precisa ser ouvida e atendida em todas as suas necessidades. E é nesse local onde muitas crianças precisam que seus direitos de aprender, interagir e brincar sejam atendidos”, explica a diretora.

Já a diretora Josilda Silva, da Escola Selma Bandeira, se mostrou grata pela oportunidade e ressaltou que a visita demonstra um canal importante do Secretário com a comunidade escolar.

“Foi uma oportunidade única para podermos conversar diretamente com ele e mostrar tudo que a gente precisa. Acredito que a partir de posturas como essa a gente pode melhorar o serviço prestado a comunidade. Foi um momento muito importante e de relevância histórica, visto que em nenhum outro momento vivenciamos ações como essa”, disse a diretora.

AGENDA DE VISITAS CONTINUA

Após finalizar as visitas ao Benedito Bentes, a agenda continua nos outros bairros da capital, visitando as 142 unidades da rede, contemplando todo o território e suas necessidades. Segundo o secretário, esse compromisso faz parte de uma série de ações nos 100 primeiros dias e serve como um canal facilitado com a comunidade escolar.

“As visitas técnicas às escolas são uma ação de gestão fundamental para a compreensão, atuação e resolução dos problemas das unidades escolares. Só teremos condições de resolver esses problemas se tivermos contato permanente com esse tipo de escuta e ouvidoria junto às escolas”, diz o secretário.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo