SMTT amplia o número de ônibus nas ruas e registra redução no tempo das viagens

No dia 11 de março, o prefeito JHC publicou uma portaria no Diário Oficial do Município (DOM) proibindo empresas de transporte público de reduzir sua frota e determinando a ampliação de 20% nas linhas. Desde então, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) tem intensificado as fiscalizações para garantir o cumprimento da medida. Com as ações, constatou-se, em semana intensa de movimento, uma redução de 15 minutos no tempo médio das viagens.

As fiscalizações são diárias e, principalmente, nos horários de pico da manhã e da tarde, quando os trabalhadores fazem os deslocamentos de casa para o trabalho e de retorno. No período, houve um incremento de 139 coletivos. Desses, 40 só nesta quinta-feira (17) em diversas linhas da capital, em especial nos percursos que levam aos bairros da Ponta Verde, Farol e Centro.

As equipes têm atuado em vários pontos da cidade para reduzir não somente a superlotação, mas também eventuais atrasos nos ônibus e, como medida protetiva contra a Covid-19, as aglomerações em pontos e terminais.

Célia Lima atua na fiscalização de transportes há 35 anos. Nesse tempo, a servidora pública, que também é usuária do transporte coletivo, já vivenciou muitas histórias. “Diversas vezes as pessoas já foram na minha casa para falar sobre os atrasos de ônibus. Utilizo o transporte público todos os dias e compreendo a realidade vivenciada por nós, passageiros. Na fiscalização, estou ainda mais atenta aos principais problemas e como resolvê-los de forma rápida.” , afirmou a Fiscal de Transportes.

A nova linha 601 – Terminal Benedito Bentes/Jatiúca (Ecovia Norte), já registrou mais de 15 mil embarques. Quem utiliza o itinerário, teve uma redução de 30 minutos no trajeto, que antes levava mais que uma hora. O ônibus percorre alguns Conjuntos ao sair do Terminal, o que faz com que os usuários não precisem se deslocar até a estação, reduzindo a quantidade de pessoas no ponto. Quem embarca nos Conjuntos Caetés e Aprígio Vilela, por exemplo, leva até 20 minutos para chegar ao Parque Shopping, na Cruz das Almas.

Além disso, a SMTT tem realizado ações contínuas para evitar que os condutores usem a faixa azul, preferenciais para o transporte coletivo de passageiros, táxis, transporte escolar e veículos em serviço. De janeiro até agora foram 890 autuações. A infração é de natureza leve, o valor da multa é de R$ 88,38 e implica na soma de três pontos à habilitação. As faixas estão localizadas nas Avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro, Dona Constança e Comendador Leão.

“As ações da SMTT unem a fiscalização de transporte e de trânsito com medidas baseadas no planejamento da oferta de ônibus. Com esse trabalho em conjunto, podemos verificar os itinerários que merecem reforço e o uso indevido da faixa azul. Trabalhamos para reduzir a superlotação nos ônibus e conferir mais agilidade no trânsito, melhorando a mobilidade do maceioense”, afirmou André Costa, Superintendente da SMTT.

O canal de denúncias do órgão de trânsito é o número 118, que funciona de 7h da manhã às 19h da noite.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo