SMS entrega vans para transporte de pessoas com deficiência

O prefeito Rui Palmeira e o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô entregam, na próxima segunda-feira (26), às 9h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quatro veículos adaptados. Três deles serão entregues a instituições que atendem a pessoas com deficiência em Alagoas, como parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite, do Ministério da Saúde (MS).

O objetivo é garantir a esse público-alvo melhores condições de transporte e mobilidade ao se deslocarem para o atendimento nos Centros Especializados em Reabilitação (CER), fortalecendo a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ação, serão contempladas a Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), a Associação de Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL) e o CER do PAM Salgadinho. Um quarto veículo adaptado – este adquirido com recursos próprios do município – ficará à disposição da Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência da SMS, também com a mesma finalidade dos demais.

“São veículos da melhor qualidade e que vão promover uma maior acessibilidade para pessoas com deficiência ao serem integrados, através dessas entidades, à rede da SMS. É uma satisfação para nós, enquanto gestores de saúde, procurar servir cada vez melhor ao maceioense”, destacou Nonô.

A entrega dos quatro veículos – do tipo Van Master Cadeirante – será feita por meio de uma cessão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) às instituições, ao PAM Salgadinho e à DAPD, que atuam na prestação da assistência a usuários do SUS, proporcionando mais dignidade no atendimento dos usuários. A cessão do veículo será feita por tempo indeterminado.