SMS abre inscrições para especialização em Gestão de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo (IEP/HSL), torna público as inscrições para o processo seletivo de candidatos interessados em participar como especializando do “Projeto Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências (ESPIE)”.

O projeto é promovido pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O projeto ESPIE possui dimensão educacional, que certificará os aprovados como especialistas em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências.

“Essa é uma forma de tomar decisões baseadas em evidências científicas, utilizando bases de dados de maneira sistemática e transparente”, afirmou Letícia Pellegrini, representante do Sírio-Libanês, em reunião com a secretária-adjunta de Gestão em Saúde, Nadja Tenório e a coordenadora de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Katiane Alves.

Funcionamento do projeto

O ESPIE ocorrerá na modalidade semipresencial, com realização de 14 encontros presenciais, duração média de três dias e atividades à distância. O curso terá início no dia 7 de maio de 2019 e o término está previsto para outubro de 2020, com carga horária de 360 horas, sendo 288 horas presenciais e 72 horas de trabalho à distância.

Após o encerramento da dimensão educacional, estão programados três outros encontros destinados à continuidade da elaboração, implementação e avaliação de planos de ação com uso de evidências.

Inscrições 

As inscrições ocorrerão no período de 12 a 27 de março de 2019, mediante preenchimento de todos os campos da ficha de inscrição, que deverá ser acionada por meio deste link que consta no edital do processo.

Público-alvo e eixos temáticos

O público-alvo são profissionais com nível superior das três esferas de gestão do SUS, com interesse de formação na área de políticas de saúde informadas por evidências e que atuem no setor público (secretarias de saúde, hospitais, institutos de pesquisas, universidades e representantes da sociedade civil com inserção no planejamento e controle social).

Para esta edição do ESPIE, o estado de Alagoas priorizou os eixos temáticos descritos abaixo para nortear os planos de ações; confira:

1) Urgências Básicas;

2) Agravos Transmissíveis;

2.1) Sífilis;

2.2) HIV;

2.3) Arboviroses;

2.4) Cobertura vacinal;

3) Agravos não transmissíveis;

3.1) Violência Sexual;

3.2) Doenças Crônicas: Oncologia;

4) Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

4.1) Acolhimento aos usuários;

4.2) Fluxo de atendimento;

4.3) Matriciamento;

4.4) Projeto Terapêutico Singular (PTS);

5) Praticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS

6) Matriciamento e elaboração da linha de cuidados de agravos crônicos transmissíveis e não transmissíveis.

Para mais esclarecimentos: (82) 3315-5226, 3315-3475 e 3315-5260 com a Coordenação Geral de Desenvolvimento em Recursos Humanos (CGDRH).

Link para o edital: https://hospitalsiriolibanes.org.br/responsabilidade-social/Documents/Edital-HSL-ESPIE-Edital-01-2019-Final.pdf

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo