SindSaúde participa de ato que adiou proposta sobre privatização das Unidades de Saúde de Maceió

O Sindicato dos Servidores da Secretaria da Saúde do Município de Maceió (SindSaúde), participou ativamente do ato que conseguiu adiar a reunião entre a prefeitura de Maceió e o Conselho Municipal de Saúde, que iria discutir a privatização do atendimento das Unidades Básicas de Saúde.

Fotos: Assessoria

A manifestação foi organizada por diversos sindicatos na manhã desta terça-feira (29), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e contou com centenas de trabalhadores, sindicalistas e estudantes.

A principal reivindicação dos manifestantes era que a leitura e o debate dessa proposta fossem realizados com a participação da categoria e que o edital de licitação das empresas privadas fosse suspenso.

O presidente do SindSaúde, Tarsys Gama, explica que a proposta do município deve ser discutida com os profissionais e aberta à população.

“A gestão e o Conselho de Saúde devem esclarecer esse projeto aos profissionais do nosso município. Esse debate deve ser aberto e devemos ouvir todos os movimentos. Somente dessa forma podemos decidir o modelo de gestão que os maceioenses desejam”, defendeu o presidente do SindSaúde.

Segundo os representantes sindicalistas, a proposta da prefeitura de Maceió é privatizar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde do município, terceirizando através de empresas privadas por meio das Organizações da Sociedade Civil (OSC).

Com cartazes e palavras de ordem em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a classe trabalhadora conseguiu o adiamento da reunião e da apresentação do projeto da prefeitura. Com a medida, a discussão será realizada com a participação popular em um espaço amplo e próprio para o debate dos trabalhadores e representantes do Conselho Municipal de Saúde.

Uma nova manifestação em defesa da saúde pública está marcada nesta quarta-feira (30), às 09h, praça Dois Leões, em frente à Prefeitura, no bairro do Jaraguá.

A sugestão para essa mudança da gestão da saúde pública do município foi divulgada no processo 5800/15673/2022, aberto pela SMS no dia 10 de fevereiro deste ano. Com isso, empresas privadas poderiam avaliar e gerenciar os serviços das Unidades de Saúde de Maceió.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo