Sindicato da ADEAL repudia discurso do deputado Antônio Albuquerque contra serviço de fiscalização

Foto: Reprodução

A direção do Sindicato dos Servidores de Fiscalização Estadual Agropecuária de Alagoas (Sinfeagro/AL), entidade que representa os servidores da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL), lamenta os ataques desrespeitosos do deputado estadual Antônio Albuquerque, que durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, criticou o trabalho de fiscalização realizado pelo órgão.

O Sinfeagro destaca que uma das funções do serviço de Defesa e Inspeção Agropecuária é o controle do trânsito de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal em todo o Estado, conforme a LEI 6608/ 01/07/2005 e decreto 2919/2005. “Nosso papel é garantir que população de Alagoas consuma alimentos seguros e de qualidade”, afirmou a presidente do sindicato, Flávia Marques.

Para o sindicato, os ataques deferidos ao serviço de fiscalização realizado pela ADEAL devem ser repudiados por toda sociedade alagoana e a forma que o deputado citou em plenário, não condiz com o que realmente acontece. Ainda de acordo com a diretoria do Sinfeagro, diferente do que foi colocado, a ADEAL promove a segurança alimentar e sanitária do alimento de origem animal e vegetal, muito diferente a colocar em risco a saúde da população.

“O nobre deputado, acredito que por desconhecimento, frisou a carne natural como saudável, mas o que deveria ter como ciência e necessidade e a importância dos procedimentos de abate e inspeção para as garantia e qualidade da carne comercializada e consumida pela população. No fato descrito pelo deputado o produto foi apreendido por não ter origem, o transporte foi irregular, com temperatura inadequada e a destinação do material apreendido atendeu a legislação sanitária vigente”, destacou Flávia.

Além do controle e saúde do rebanho, a ADEAL registra e inspeciona indústria de alimentos de origem animal, controla e fiscaliza os sistemas de abate através do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), combate às irregularidades na produção de alimentos de origem animal e a clandestinidade no abate. A ADEAL está presente na mesa do alagoano do café da manhã ao jantar, fiscalizando os alimentos produzidos em nosso Estado.

A direção do Sinfeagro orienta o nobre deputado estadual a buscar informações sobre a importância da ADEAL para a sociedade e se digne a no mínimo um pedido desculpas aos servidores pela importância da ADEAL e seus serviços prestados à sociedade alagoana.

Sair da versão mobile