Setor médico avalia risco de doenças cardiovasculares de servidores

O Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realiza  ação para avaliar o perfil de risco cardiovascular de servidores, a partir desta segunda-feira (21) até o dia 1º de setembro. O projeto dará origem a uma pesquisa que analisará quais os riscos de doenças cardiovasculares e metabólicas dos funcionários da Justiça alagoana. As análises serão realizadas às segundas e sextas com servidores do Fórum da Capital, e de terça à quinta da Sede do TJ.

A ação proposta pelo diretor do setor, o médico Geórges Basile, tem o objetivo de verificar as condições de saúde dos funcionários e se possuem alguma característica que difere da sociedade em geral, indicando o tratamento necessário àqueles que se mostrarem com taxas acima do permitido.

Cronograma de atendimento

Na segunda (21), serão atendidos, no Fórum da Capital, os servidores da 22ª, 23ª e 24º Varas Cíveis, no horário de 14h às 16h. E de 16h30 às 18h30, serão atendidos os servidores do Cjus Pré Processual e Cjus Atendimento e Orientação à Cidadania. Já na sexta-feira (25), o atendimento ocorre das 8h30 às 10h30 para os servidores dos setores de Distribuição e Contadoria. De 11h às 12h30 serão atendidos os servidores da Direção Geral, Postagem e Central de Petições.

Os servidores lotados na Sede do TJ/AL serão atendidos na terça (22) de 8h às 12h e de 14h às 18h. Na quarta (23) e quinta (24), os atendimentos serão realizados apenas na parte da manhã, de 8h às 12h. O Setor Médico orienta que os servidores de cada setor organizem-se entre si de forma que não compareçam todos de uma vez, para evitar filas.

Para a ação, será utilizado um aparelho que mede a glicose e outro que mede a taxa de colesterol no sangue do paciente, que dá o resultado em três minutos. O equipamento que afere o nível do colesterol foi obtido em parceria com um laboratório da indústria farmacêutica, eles fornecerão as máquinas durante um tempo e também as fitas para que sejam realizadas as coletas dos pacientes.

Avaliação dos hábitos de saúde

Além da verificação dessas taxas, um questionário avaliará alguns hábitos de saúde dos pacientes. De acordo com o cardiologista do TJ, Adelson de Miranda Filho, serão avaliadas a pressão arterial, glicose, colesterol, triglicerídeos, peso, sedentarismo, estresse e tabagismo, buscando  quantificar os níveis dos principais fatores de risco no grupo selecionado.

“Esse é um estudo epidemiológico, ou seja, nós queremos pegar uma faixa dos servidores do TJ/AL, e nós iremos avaliar o perfil de risco desses servidores para as doenças cardiovasculares, isto é, as doenças do coração, artérias, veias, os riscos de derrame, infarto, entre outros. A pesquisa serve também para verificar também se os diabéticos estão com um controle adequado da sua glicose, e se os hipertensos estão com a pressão controlada”, explicou o cardiologista.

A equipe que participará do estudo conta com o cardiologista, endocrinologistas, especialistas em medicina do trabalho e enfermeiras do setor.

Ascom – 21/08/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo