Setor de energia e mineração brasileiro é apresentado a investidores

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que o Brasil tem um ambiente favorável a novos investimentos no setor de energia e mineração. Segundo ele, nos próximos anos, particularmente na matriz elétrica, são esperados investimentos da ordem de R$ 400 bilhões.

“É importante dizer que, nos últimos dois anos, mesmo com a crise sanitária, nós tivemos investimentos no setor de energia no Brasil e de mineração de US$ 30 bilhões provenientes de 17 países. Vinte e seis por cento do capital estrangeiro que entrou no país em 2020 veio para os setores de energia e mineração. O que isso representa? Representa que nós temos um ambiente de negócios favoráveis a investimentos”, frisou o ministro, ao participar, nesta segunda-feira (31), do painel Energia Transição Energética no Brasil: a importância das energias renováveis e do investimento estrangeiro no Brasil, do Fórum de Investimentos Brasil 2021.

O ministro destacou que, para este ano, estão programados no Brasil 10 leilões de geração elétrica, dois de transmissão de energia, três de petróleo e gás e quatro no setor de mineração.

“Todos esses leilões têm como objetivo dar essa expansão ao setor de energia do país e da mineração como, também, atrair novos investimentos, novos parceiros; e isso tem ocorrido. Nós temos um ambiente de negócios que prima pela segurança jurídica e também pela previsibilidade”, declarou.

Fórum

O Fórum está na quarta edição e ocorre de forma on-line entre os dias 31 de maio e 1° de junho de 2021. A edição deste ano destacará as oportunidades de investimentos em setores estratégicos brasileiros, como agronegócios, energia, infraestrutura, inovação, saúde e tecnologia, entre outros.

Ao longo de dois dias, deverão ser apresentados 60 projetos, com um valor de carteira estimado em cerca de 72 bilhões de dólares.

A organização é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo Federal. Participantes de 100 países se inscreveram para participar do evento.

Durante o Fórum, haverá painéis de discussão com representantes do Governo, CEOs de multinacionais e sala de apresentação de projetos públicos e privados no Brasil que buscam aporte de investimentos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo