SETEMBRO DOURADO – Cirurgiã dentista do Hospital Veredas recomenda avaliação odontológica antes da quimio ou radioterapia

O ideal é que toda pessoa que vai iniciar uma quimioterapia ou radioterapia passe por uma avaliação odontológica antes de começar esses tratamentos. E isto é regra para todo paciente da Oncologia Pediátrica do Hospital Veredas. Para reforçar o alerta, equipe de odontólogos da própria unidade hospitalar, apresentou o passo a passo dos cuidados aos pais e responsáveis dos pacientes, esta semana, em mais uma ação alusiva ao Setembro Dourado.

Liderados pela cirurgiã dentista Karine Leahy Antunes, que possui habilitação em odontologia oncológica Sírio Libanês, a equipe destacou a importância da saúde bucal do paciente em quimioterapia, abordando as possíveis complicações orais decorrentes da quimioterapia e radioterapia de cabeça e pescoço, fez orientação de higiene oral e atividade prática de escovação bucal e uso do fio dental com as crianças.

“Aqui no Veredas, fazemos o atendimento à beira leito a fim de diagnosticar e tratar as complicações orais causadas pela quimioterapia. Passamos diariamente no setor de oncologia infantil. Em breve, estaremos ampliando o serviço, em nossa clinca, poderemos realizar uma avaliação clínica e radiográfica da boca do paciente para identificar e tratar todo e qualquer foco de infecção nessa fase”, explica Dra. Karine, que é também especialista em prótese dentária pela USP e pós-graduanda em odontologia hospitalar ABO/AL.

Ela justifica. “É preciso remover todo processo infeccioso que possa agudizar durante o período de baixa imunológica do paciente e levá-lo a desenvolver uma infecção sistêmica. Isso inclui remoção de aparelho ortodôntico, tratamento de canal quando indicado, exodontias, tratamento periodontal e de lesões de cárie, enfim, uma adequação bucal do indivíduo”, destaca a especialista.

Devido a grande aceitação do público, a ação educativa e preventiva terá uma segunda edição nesta quarta-feira (23), pela manhã, no ambulatório da oncologia infantil, na Casa da Criança, localizada em um dos anexos da instituição. Dra. Karine ainda alertou para o cuidado contínuo. “É fundamental ressaltar a importância de manter a higiene bucal em dia, do acompanhamento odontológico nos pacientes oncológicos não só apenas antes do início do tratamento antineoplásico, mas também durante e após o mesmo, a fim de tratar as complicações orais decorrentes da quimioterapia e radioterapia.

Durante o evento foi entregue kit educativo, com um caderno de pintura, ensinando de forma lúdica a importância de manter uma boa higiene oral na prevenção de doenças bucais. A equipe de odontologia do Hospital Veredas é composta pelo odontólogos: Dr Caio Branco, Dra Gabriela Pedroza, Dra Eduarda Pedroza e Dra Annelise Ayres. Cada um fica responsável por um setor, sendo Dra. Karine pela oncologia.




Botão Voltar ao topo