Serviço de Fonoaudiologia do CER III da Uncisal retorna atividades após melhorias em suas instalações

O Serviço de Fonoaudiologia Professor Jurandir Boia Rocha, um dos serviços do Centro Especializado de Reabilitação (CER III) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), já está pronto para retornar aos atendimentos após melhorias nas suas instalações. O local recebeu pintura, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, além de reparos estruturais para garantir mais conforto para pacientes, estudantes e profissionais.

Em média são atendidas 32 pessoas por dia no serviço de Fonoaudiologia, com intervenções que vão desde distúrbio da aprendizagem, afasia, disfagia, distúrbio temporomandibular, paralisia facial, alterações vocais, transtorno fonológico, transtorno do espectro autista, síndromes e reabilitação auditiva. Ou seja, uma variedade de repercussões fonoaudiológicas relacionadas à comunicação humana e alimentação.

De acordo com a professora Marisa Canuto, coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da Uncisal, o serviço também se caracteriza como campo de estágio para os estudantes que estão no último ano de graduação do curso. Atualmente o local recebe 29 alunos. Ela explica que a criança ou adulto é encaminhado para o serviço de Fonoaudiologia depois de passar pela triagem no Centro Especializado em Reabilitação III (CER III). Após a avaliação multidisciplinar, os pacientes entram na lista de espera e são chamados pelos profissionais, obedecendo a ordem cronológica do atendimento.

A diretora do CER III da Uncisal, Janayna Cajueiro, explica que em breve será realizada uma ampla reforma  do CER III e o serviço de Fonoaudiologia será acomodado em um espaço maior no prédio-sede. “O paciente virá para um local com condições de oferecer uma assistência de saúde abrangente. Vale ressaltar que a abordagem fonoaudiológica engloba, além das intervenções mencionadas acima a realização de exames audiológicos como: Audiometria tonal e vocal, Emissões Otoacústicas, BERA, Vectoeletronistagmografia, Processamento Auditivo Central, e avaliação/fornecimento de Aparelho Auditivo (AASI).

A reforma do CER será com verba federal e ainda está em licitação”, explica a diretora do CER.

No local são oferecidos serviços gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas da medicina, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional. Para receber o atendimento o paciente precisa, além do encaminhamento médico, portar o cartão do SUS, comprovante de residência e CPF. Esses documentos devem ser apresentados na recepção do CER, situado na Rua Cônego Fernando Lyra, em frente ao Hospital Escola Helvio Auto (HEHA), no bairro do Trapiche da Barra. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: 3315-8260 / 3315-6733.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo