SERTÃO ALAGOANO! Exército promove sorteio da Operação Pipa em Major Izidoro

O sorteio da Operação Pipa, é o momento de conhecer os contemplados que, pelos três meses subsequentes, levarão água aos municípios castigados pela seca. Ele acontece uma vez a cada trimestre, em Major Isidoro, Sertão de Alagoas. O segundo sorteio de 2021 acontecerá entre os dias 9 de 11 de fevereiro e estarão em disputa 196 lotes de 38 cidades alagoanas.

Operação Carro-Pipa (OCP), ação do Governo Federal, mantida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Exército Brasileiro, onde o objetivo é otimizar os recursos investidos no projeto, que leva água a regiões que sofrem com estiagem. Somente em 2020, a Operação beneficiou mais de 152 mil pessoas.

Municípios como Água Branca, Major Isidoro, Senador Rui Palmeira, Olho D’Água das Flores, entre outros, estão na disputa. Podem concorrer pipeiros autônomos, caracterizados como pessoa física, e empresas de transporte de Água potável, denominada de pessoa jurídica.

Um auditório na cidade está pronto para atender a demanda dos pipeiros, sempre respeitando as imposições dos órgãos sanitários, para o combate ao novo Coronavírus, como: o uso obrigatório de máscara e o álcool em gel, além do distanciamento social, pois os presentes no sorteio estarão espalhados pelo auditório, respeitando a distância exigida. 

Ao chegar, o pipeiro ou dono de empresa de transporte d’água, têm seus documentos, e o do veículo, examinados. Logo em seguida é autorizado à entrar no ambiente do sorteio onde assinará uma ata de presença e aguardará o início do cerimonial. Os grupos são divididos em dois: os que são novatos e, por isso, recebem o status de prioridade e os que já concorreram em eventos anteriores.

Após o sorteio realizado e o lote escolhido, o pipeiro é levado ao setor de assinatura de contrato e logo depois está apto a abastecer o povoado contemplado no lote arrematado, nos meses de abril, maio e junho. Os sorteios são na modalidade de inexigibilidade: processo que dispensa licitação pelo fato de não haver concorrência, ser uma prestação de serviço especifica.  

Novos credenciamentos: 

Esse sorteio é exclusivo para os pipeiros já cadastrados no sistema, sejam eles novatos ou não. Para concorrer no próximo sorteio, o candidato precisará entrar na página do 59º BI Mtz, clicando aqui ou acessando o 59bimtz.eb.mil.br e selecionando a opção da Operação Pipa.

Feito isso, basta baixar todos os documentos disponibilizados, preencher e remeter ao escritório do Credenciamento, através do e-mail [email protected]  e depois aguardar o retorno do escritório indicando se sua inscrição foi aceita ou não. Dúvidas podem ser sanadas pelo (82) 99335-1939.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo