Seris realiza limpeza e manutenção de espaços públicos

Na 7ª edição do Governo Presente, que acontece no período de 31 de agosto a 2 de setembro, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizará um feito inédito. Diferente das edições anteriores, a pasta se prepara para executar ações nos nove municípios do Vale do Paraíba que serão beneficiados com o projeto do Governo de Alagoas, contemplando 100% da região.

Abrindo a série de ações governamentais, a Ressocialização iniciou suas atividades na segunda-feira (28). Os reeducandos dos regimes semiaberto e aberto que fazem parte do projeto Uma Nova História realizaram a limpeza e manutenção de espaços públicos nos municípios de Atalaia e Capela. Nesta terça-feira (29), os municípios de Cajueiro e Pindoba estão sendo contemplados.

A programação de limpeza segue beneficiando os municípios de Viçosa na quarta-feira (30); Chã Preta e Quebrangulo na quinta-feira (31); concluindo com Paulo Jacinto e Mar Vermelho na sexta-feira (1º). Além da limpeza e manutenção dos espaços públicos, os custodiados também implantarão hortas periurbanas em escolas, que serão mantidas por alunos e servidores.

Para realizar o plantio, serão utilizadas mudas de repolho, beterraba, cenoura, coentro e salsa, oriundas da horta do sistema prisional. De acordo com a assessora de Governança e Transparência da Ressocialização, Fabiana Santos, todas as iniciativas foram planejadas para atender as especificidades de cada município.

“Os gestores municipais escolheram quais locais receberiam os trabalhos dos reeducandos, de acordo com as necessidades detectadas por eles. Além de atender 100% da região, também vamos fortalecer a parceria com os administradores dos municípios. Nosso foco é promover o bem-estar da sociedade através da reintegração social dos apenados”, ressaltou.

Além da limpeza e manutenção dos espaços públicos, a Seris realizará a exposição dos produtos artesanais confeccionados pelos reeducandos na Fábrica de Esperança, doação de kits de bebês nas maternidades da região e atendimento psicossocial e de saúde, tanto nas delegacias regionais, como também no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Cajueiro.

Para fortalecer a segurança e justiça, haverá ainda o monitoramento dos custodiados que utilizam tornozeleira eletrônica na região e assinatura de termos de compromisso com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para empregar reeducandos em escolas estaduais, encontro psicossocial com egressos e custodiados.

Ascom – 29/08/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo