Seprev e Cesmac lançam app para o combate à violência contra a criança e o adolescente

Em meio à pandemia do novo coronavírus e às medidas de isolamento social, milhares de crianças e adolescentes correm o risco de estar mais expostos a situações de violência física, sexual e psicológica. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e o Centro Universitário Cesmac lançaram, nesta terça-feira (21), o aplicativo “Violência Zero”.

Funcionando como uma versão digital dos canais de denúncia de violência, sobretudo contra crianças e adolescentes, o “Violência Zero” é um aplicativo com informações e orientações sobre ações de combate à violência, ajuda ao cidadão e espaço para realização de denúncias.

“Neste aplicativo, a população encontrará informações sobre todos os tipos de violência e violação de direitos de crianças e adolescentes, bem como poderá realizar a denúncia dos mesmos através do envio de relatos e fotos e por meio do preenchimento de formulários”, explicou a superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia.

O aplicativo nasceu de uma parceria entre a Seprev e o Cesmac, por meio da Faculdade de Direito de Maceió, e foi idealizado pelo Núcleo de Robótica do Cesmac. Ele será usado também para mensurar as estatísticas dos casos de violência registrados e possibilitar, assim, a construção de estratégias de prevenção, atuando diretamente onde está o problema.

“A parceria entre Estado e academia é de extrema valia por unir professores e pesquisadores a iniciativas do poder público, vinculando a expertise teórico-prática ao interesse coletivo para criação e acompanhamento de políticas públicas”, enfatizou o professor e pesquisador da Faculdade de Direito do Cesmac, Bruno Leitão, responsável pela articulação do projeto junto à Seprev.

De acordo com secretária Esvalda Bittencourt, o aplicativo “Violência Zero” vai possibilitar a ampliação da rede de denúncias de violência contra criança e adolescente. “Esta nova ferramenta chega em um bom momento, onde estávamos buscando soluções para ampliar os registros de denúncias e orientar a população da sua necessidade. Em um momento tão delicado que passamos nos últimos meses, denunciar a violência é um ato de coragem e muito necessário para combater este mal”, disse.

O lançamento do aplicativo conta com o apoio do Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (Cedca) e a parceria do Instituto de Tecnologia e Informação (Itec), responsável pelo armazenamento dos dados da ferramenta.

O aplicativo “Violência Zero” está disponível, inicialmente, apenas para celulares com Sistema Android. Para baixar a ferramenta de forma gratuita, basta acessar a loja virtual de aplicativos no aparelho móvel.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo